Neste 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Rede de Atendimento a Mulher, da qual faz parte a Secretaria Municipal de Políticas Públicas pela Mulher – SMPM encerra a programação da campanhar “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que começou dia 25 de novembro, nu auditório da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS.
Naquela ocasião foi realizado com muito sucesso, o Seminário “Violência contra a mulher e saúde: desafios na implantação da notificação compulsória”. Para a titular da SMPM, Conceição Formiga, o seminário deu o pontapé inicial desta campanha mundial que combate a violência contra a mulher, bem como, a orienta a denunciar toda e qualquer agressão a sua pessoa.
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência” foi iniciada em 1991 e é realizada em vários países, no período de 25 de novembro a 10 de dezembro. Esse período, segundo informa Conceição Formiga, compreende quatro datas consideradas significativas na luta pelo fim da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos.
Essas datas, todas foram comemoradas em Imperatriz sob a liderança da Rede: dia 20 de novembro comemorou-se o Dia da Consciência Negra; em 25 de novembro o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, dia 1º de dezembro, o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e neste 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A programação prosseguiu dia 26 de novembro com a exposição “Pelo fim da Violência contra a Mulher”, Shopping Tocantins; dia 27, encontro de mulheres, na Vila Chico do Rádio, dia 28, mesa redonda “Pesquisa em Gênero, um desafio”, no auditório da Escola Governador Archer e palestra CRAS, em Davinópolis. Dia 29, na Vila Conceição II, troca de saberes e prazeres e encontro de mulheres.
A programação teve prosseguimento dia 1º de dezembro, com a blitz combate a AIDS, na BR-010, dia 2, encontro de mulheres no Parque Amazonas, dia 3, no bairro Bacuri, dia 4, no bairro Bom Jesus, dia 5, encontro de mulheres, na Vila Macedo, dia 6, pit stop, na Praça Mané Garrincha, dia 7, encontro de mulheres, no CRAS/Coquelândia, dia no Recanto Universitário, dia 9, no CRAS/Santa Rita.
Neste 10 de dezembro, quando se comemora em todo o mundo o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha encerra com dois encontros de mulheres: às 09h00, no CRAS/Cafeteira e às 15h00 no CRAS/Bacuri. Para a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Conceição Formiga, a campanha obteve o êxito desejado por todas as entidades que compõe a Rede de Atendimento à Mulher. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15178
Comentários