A SKF do Brasil e a Suzano Papel e Celulose, segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e líder no mercado de papel da América Latina, acabam de assinar um contrato. O acordo, válido até 2018, contempla o monitoramento das máquinas, lubrificação, inspeções operacionais, engenharia de confiabilidade, fornecimento de plataforma tecnológica na fábrica da Suzano em Imperatriz. Esta nova unidade, que entra em operação no quarto trimestre deste ano, tem capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose de eucalipto ao ano.
A partir do contrato firmado entre as empresas, a SKF ficará responsável pela adoção de técnicas preditivas e lubrificação em todos os equipamentos rotativos da planta.
A SKF atuará com 13 profissionais na unidade da Suzano no Maranhão, incluindo engenheiros e técnicos. “Vamos transferir nosso conhecimento e engenharia aplicada da unidade Limeira, onde já atuamos, para Imperatriz. É mais um desafio que teremos pela frente para ajudar a companhia a aumentar a confiabilidade e eficiência de seus equipamentos”, explica Nelson Esteves, consultor da SKF do Brasil.
A partir desse acordo, a SKF aumenta sua participação no setor de Papel e Celulose e importância nos negócios do Grupo. “O Brasil é hoje um dos centros de referência para papel e celulose no mundo. A maioria dos investimentos mundiais foi destinada à nossa região. Isto se deve à grande competitividade que os produtores de celulose encontram por aqui, especialmente pelo rápido crescimento das florestas destinadas à produção de celulose. Além disto, os maiores contratos do mundo da SKF que envolvem produtos e serviços estão aqui no Brasil”, detalha o executivo.
SKF industrial
A divisão industrial da SKF atua em duas frentes: venda de produtos e execução de serviços em manutenção industrial. Os produtos da empresa, como rolamentos, correias, polias, acoplamentos e correntes, ajudam a aumentar a transmissão de potência de equipamentos industriais e a reduzir os custos das operações com paradas não programadas em máquinas e equipamentos. Por meio da execução de serviços, a companhia faz manutenção preditiva e proativa em sistemas rotativos e ajuda grandes conglomerados a obter mais eficiência na gestão de ativos.
Os clientes de serviços da SKF estão concentrados nos setores de papel e celulose, siderurgia, mineração, alimentos e bebidas, além do setor de petróleo e energia. Outros clientes têm contrato de desempenho com a SKF, que assume os riscos em eventuais falhas ocorridas em sistemas monitorados pela SKF.
Sobre a SKF
O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 9,9 bilhões em 2012, o grupo está presente em mais de 100 países, com mais de 120 plantas industriais.
A companhia chegou ao Brasil em 1915, oito anos depois de sua fundação na Suécia. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada na planta industrial de Cajamar, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo, onde são produzidos rolamentos para veículos leves e pesados.
Sobre a Suzano
Papel e Celulose
A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 89 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui cinco unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, e Mucuri, no Estado da Bahia. Uma nova fábrica, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano, começa a operar no quarto trimestre de 2013 na cidade de Imperatriz, no Maranhão.(Ricardo Morato – Assessoria da SKF)
Comentários