Cadeirante tem pela frente lama e buracos para tornar o percurso mais difícil

Hemerson Pinto

Alecrim dourado? Não, mas castigado pela lama acumulada em crateras. O que impede até mesmo a passagem de veículos imagine se não vai atrapalhar cadeirantes, como o rapaz que está na foto e que circulou em grupos de notícias em aplicativos de mensagens instantâneas.
É a realidade da Rua do Alecrim, no Parque Anhanguera. O garoto empurrado na cadeira de rodas pela acompanhante parece estar acostumado com o percurso cheio de obstáculos que, somados aos obstáculos que a vida lhe impôs, tornam o dia mais difícil para ele e para quem o auxiliar no controle da cadeira.
“O pior de tudo é saber que o caso da Rua do Alecrim é apenas mais um caso. Sou moradora da Vila Fiquene, perto do Parque Alvorada. Não é muito diferente. Muita lama, as ruas mais parecem barro escorregadio. Acreditamos ainda que a atual gestão dará um jeito nisso, mas que é difícil esperar é”, declara a dona de casa Ana Amélia.
Dias antes, O PROGRESSO publicou matéria sobre a Rua Pernambuco, nas imediações da Vila Fiquene e Parque Alvorada. Um trecho da rua tem asfalto, mas em outro local os moradores convivem com buracos e lama na porta de casa e são obrigados a verem motociclistas usarem as calçadas como rua.
“Eles não pensam duas vezes antes de passar pelas calçadas. É perigoso a gente ir saindo de casa e quando pisar na calçada ser atropelado por uma moto. Falta de consciência dos motoqueiros, mas também é ruim andar em rua assim se sujando todo e quebrando a moto. Se o inverno ficar mais forte, aqui vai piorar muito. Esperamos dos vereadores que foram eleitos com votos deste bairro que falem com o secretário de Infraestrutura”, cobra o morador Raimundo Silveira, do Parque Alvorada.
Ruas intrafegáveis foi tema do discurso de um dos vereadores em uma das primeiras sessões da semana na Câmara. O parlamentar classificou a gestão como ‘engessada’ quando o assunto é se mobilizar para recuperar ruas que necessitam de melhorias e concluir obras iniciadas há muito tempo, como quadra de esportes, pontes e o mercado da Nova Imperatriz. O comentário foi do vereador Aurélio Gomes.
Moradores dos bairros São José, Ouro Verde, Novo Horizonte, Vila Vitória, Conjunto Vitória, Vila Nova, entre outros, também reclamam condições inadequadas para tráfego na maioria das ruas.