Capacitação sobre implantação e funcionamento do Sistema Geduc

Gestores, secretários e assistentes administrativos participaram, nesta semana, da primeira etapa da capacitação sobre implantação e funcionamento do Sistema de Gestão Educacional, Geduc, da Secretaria Municipal de Educação, que sediou o encontro para mais de 120 profissionais. A ferramenta passa a funcionar em 2018 e permite a formação de um banco de dados sobre alunos e servidores de cada instituição de ensino, com acesso rápido e fácil.

Segundo Jacylene Silva Santos, coordenadora do Geduc, o sistema passa a ser também o instrumento de trabalho do professor, com alimentação do diário eletrônico. "Além da gestão escolar, pais e estudantes terão acesso às informações individuais, como frequência e notas, não mais havendo necessidade de impressão de boletins de acompanhamento", explicou.
Com a informatização de todo o histórico escolar, que consiste em 46 mil crianças, jovens e adultos, será possível obter uma economia de aproximadamente R$ 200 mil por ano, com a extinção de diários e boletins de papel.
"São dois itens muito simples que já deveriam ter sido extintos e que vai gerar uma economia significativa ao município, sobretudo diante da crise econômica que ainda estamos passando", ressaltou Josenildo Ferreira, secretário municipal de Educação. A Semed adquiriu e disponibilizou, este ano, para uso dos professores, cerca de 16 mil diários e 46 mil impressões de boletins. (Sara Ribeiro - ASCOM)