As três unidades móveis que o Sesi recebeu durante a Fecoimp 2014 serão usadas para atender empresas e trabalhadores da indústria na região tocantina

O Sistema Fiema, por meio de ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da própria Fiema, participou da 14ª Feira de Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) 2014 com diversas ações ligadas à educação profissional, educação executiva, educação continuada, qualidade de vida, segurança e saúde no trabalho.
Ao longo dos quatro dias de Feira, foram oferecidas ao público de Imperatriz 14 ações: minicurso do Programa Sesi Cozinha Brasil, seis oficinas do Senai e quatro palestras do IEL e Fiema sobre empreendedorismo, inovação, mercado e estágio, a entrega de unidades móveis do Sesi, atividades do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e o Dia do Empresário da Indústria de Imperatriz.
O Sesi ainda realizou a solenidade de entrega de três unidades móveis – audiometria ocupacional, saúde ocupacional e inclusão digital – para a gerência da entidade que é responsável pelo atendimento a empresas industriais e trabalhadores da indústria da região tocantina.
As três unidades móveis serão empregadas no apoio aos programas de segurança e saúde no trabalho e educação continuada na região tocantina. “A grande vantagem é poder ampliar o atendimento e o alcance dos serviços oferecidos à indústria pelo Sesi porque com as unidades móveis podemos ir onde há a necessidade”, afirmou Roseli de Oliveira Ramos, superintendente do Sesi.
Apesar de terem sido entregues durante a Fecoimp 2014, as unidades móveis do Sesi já têm agenda e deverão atender indústrias que aderiram ao Modelo Sesi de Saúde e Segurança na região e firmaram convênios com a instituição.
Além das palestras, oficinas, minicursos e da entrega das unidades móveis, o Sistema Fiema ainda organizou ações no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que tem gestão compartilhada entre a Federação e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Indústria e Comércio (Sedinc).
O PDF trouxe uma comitiva de executivos das empresas mantenedoras do programa a Imperatriz para participar da Fecoimp 2014. Junto a empresários de Imperatriz ligados à Fiema, a comitiva visitou quatro empresas industriais da cidade e realizou o seminário de sensibilização para o Programa de Certificação de Empresas (Procem). Trata-se de um subprograma do PDF, para qualificar as empresas em gestão e que terá uma nova turma na região tocantina.

Encontro
A programação de ações do Sistema Fiema culminou com o Dia do Empresário da Indústria de Imperatriz, que aconteceu no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz e faz parte do esforço que a Fiema tem feito para interiorizar suas ações.
“O Sistema Fiema tem orientado suas ações para também atender com excelência aos empresários e às indústrias maranhenses que atuam no interior do estado. Estamos levando esta importante discussão para Imperatriz por entendermos que a cidade está no centro de um polo industrial pujante e em franca expansão”, afirmou o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.
A ação reuniu 220 estudantes e empresários da cidade tocantina para assistir às palestras dos economistas Gustavo Loyola e Reynaldo Rubem Ferreira Júnior sobre a economia brasileira. Após as explanações, os dois participaram de uma mesa redonda mediada pelo presidente do Sindicato das Empresas de Construção Civil do Oeste do Maranhão (Sinduscon Oeste) e diretor da Fiema, João Franco Neto.