O diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura, entregou o certificado para a aluna Ana Carla Batistella

O Sistema Fiema, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Suzano Papel e Celulose, certificou 43 pessoas com deficiência (PcD) em Imperatriz, na área de tecnologia da informação.
Trata-se da continuidade do Programa Capacitar, desenvolvido pela parceria Senai e Suzano desde 2011 e já treinou mais 5 mil pessoas em diversas cidades do sudoeste do Maranhão. A iniciativa também contou com apoio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine). 
Os PcDs que participaram de curso de qualificação profissional que durou quatro meses – iniciou em julho e terminou nessa quarta-feira (1º de outubro). Durante o período foi oferecido o curso de operador de computador, com carga horária de 160 horas. Ao todo, participaram dos cursos promovidos pela parceria quatro portadores de deficiência auditiva, dois com deficiência visual e 37 com deficiência física, incluindo cinco cadeirantes. Todos os concludentes estão passando por um processo de identificação de potencialidades e podem ser contratados pela indústria de celulose ou por suas fornecedoras.
Os dois cursos ocorreram no âmbito do Programa Senai de Atividades Inclusivas (PSAI), que é focado na educação profissional para pessoas com deficiência visual, auditiva, física e intelectual e que anualmente treina cerca de 900 pessoas nestas condições.
“O programa Capacitar é resultado de parcerias entre a indústria, o Sistema Fiema e o poder público para qualificar trabalhadores maranhenses para atender às demandas das empresas industriais da região tocantina e pela busca por mão de obra qualificada, gerada principalmente pela planta industrial que produz celulose de Imperatriz”, afirmou o diretor regional do Senai e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura da Silva.
“O empreendimento da Suzano Papel e Celulose significa muito pra a economia estadual por abrir novas oportunidades de negócios e o Senai por meio de ações como o programa Capacitar, que dá condições dos maranhenses participar e se beneficiar do crescimento econômico que estamos vivendo”, completou Moura, que este em Imperatriz para participar da solenidade e fez questão de entregar pessoalmente o certificado da aluna Ana Carla Batistella.
Iniciado em 2011, a Suzano já investiu R$ 11 milhões no Programa Capacitar, para treinar 5.493 pessoas em construção civil e montagem industrial, em cinco municípios tocantinos: Imperatriz, Açailândia, João Lisboa, Governador Edison Lobão e Porto Franco. Ao todo, neste período foram 299 turmas.