Em recente Fórum de Saúde realizado em Imperatriz, o coordenador do Sistema de Regulação (SisReg), Irisnaldo Félix, aproveitou para esclarecer sobre a importância do cartão do Sistema Único de Saúde (Cartão SUS).
A ideia do cartão é do próprio SUS, criado para ser um modelo de plano de saúde. Entretanto, o sistema ainda não funciona, já que, em Imperatriz, o atendimento é feito por estimativa populacional.
Segundo o coordenador do Sisreg de Imperatriz, dr. Irisnaldo Félix, o atendimento não é universal, mas será, pois esta é a finalidade do SUS. “O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quer que todo o cidadão brasileiro tenha o cartão SUS, mas é preciso que a população colabore, indo atrás”, explicou Irisnaldo.
O coordenador ainda explica a relação entre o cartão e os repasses do Governo Federal. “O cartão SUS tem a função de regularizar a questão do atendimento, entretanto a luz só vai ser acesa quando o dinheiro estiver ligado ao atendimento”, alerta Irisnaldo Félix.
A boa notícia é que na hemodiálise já funciona assim. “Não é um pacote fixo, mas se atender 10 recebe pelos 10, enquanto hoje o repasse é feito com base no percentual da população”, afirma o coordenador do Sisreg.
É preciso entender que o cartão SUS é universal. A prova é que hoje ele não vem mais com o endereço do cidadão. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14388
Sisreg alerta para a funcionalidade do Cartão SUS
Postos de saúde estão integrados para agilizar emissão de cartões
Comentários