Uma das atrações mais aguardadas da 48ª Exposição Agropecuária de Imperatriz, a tradicional cavalgada, na sua 25ª edição, já tem data certa para acontecer. No próximo dia 02 de julho, o evento dará início à programação da feira organizada pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural).
Em reunião realizada nessa quarta-feira (22), com a Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Trânsito, 50º BIS, Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – Sepulma, Polícia Militar, Promotoria de Justiça, Corpo de Bombeiros e a diretoria do Sindicato, foram definidas as regras para este ano, com o intuito de melhorar a organização e o andamento da cavalgada, que seguirá o mesmo percurso dos anos anteriores. A saída será da Praça da Cultura, pontualmente às 10h, seguindo pela Coronel Manoel Bandeira, Luís Domingues, Amazonas, Getúlio Vargas até o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
Uma das principais mudanças já confirmadas será com relação ao trajeto na BR-010. O presidente do Sinrural, Renato Pereira, explica que nesta edição o trajeto não terá interdição total da rodovia. “Este ano, definimos, a partir da sugestão dada pela PRF, que não haverá interdição total da BR-010. Para que isso aconteça, colocaremos disciplinadores no encontro do DNER com a BR-010, passando sobre a ponte do Cacau e indo até o início do trevo, totalizando 800m de barreira física. Dessa maneira, o trânsito de veículos será mantido em meia pista e a cavalgada utilizará a outra metade, sem prejuízo para ninguém”, explica Renato Pereira.
Carroças – Seguindo o exemplo das edições anteriores, as carroças participantes não poderão seguir trajeto até o Parque de Exposições, e deverão fazer o retorno na altura da rotatória do aeroporto, seguindo a partir desse trecho somente os cavalos, que terminarão a cavalgada na Expoimp. O credenciamento das carroças deverá começar na próxima segunda-feira (27), na Secretaria de Trânsito de Imperatriz.
Instalação de tendas – Continua proibida a montagem de barracas, tendas e similares no trajeto da BR-010. A fiscalização será intensa no local, com pena de multa e apreensão para quem descumprir a medida. Entretanto, o Sinrural traz mais uma novidade para essa edição da cavalgada: o estacionamento do parque será aberto às comitivas que deverão reservar os espaços para instalação de suas tendas junto ao escritório do Sinrural, onde serão orientadas das condições para a liberação.
Segurança - Durante a cavalgada, diversos órgãos estarão presentes, como sempre, apoiando a cavalgada, como: PRF, PM, 50º Bis, Setran, Sepluma, Corpo de Bombeiros e o Conselho Tutelar, que irão fazer as fiscalizações e acompanhamentos antes e durante todo o evento a fim de manter a segurança e integridade de participantes e dos animais. Haverá ainda a fiscalização com relação aos maus tratos com os animais durante a cavalgada. Participantes que praticarem ato de abuso estarão sujeitos a pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Bebidas alcoólicas – A venda de bebidas alcoólicas segue terminantemente proibida para menores de 18 anos. De acordo com a Lei n. 13.106/2015, o descumprimento da medida prevê pena de dois a quatro ano de prisão, interdição do estabelecimento, além de multa que varia entre R$ 3 mil e R$ 10 mil. Durante a cavalgada, a fiscalização será bastante rigorosa para o bom cumprimento da Lei. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15640
Sinrural divulga trajeto e novidades para a Cavalgada 2016
Cavalgada completa 25 anos e abre as festividades da 48ª Expoimp
Comentários