Hemerson Pinto
Esclarecer dúvidas relacionadas à 22ª edição da cavalgada de Imperatriz. Este foi o objetivo da coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O presidente do Sindicado Rural de Imperatriz garantiu que o evento será realizado no modelo de anos anteriores, obedecendo, porém, algumas medidas de segurança determinadas pelo Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Trânsito.
O presidente do Sinrural, Sabino Costa, explicou que atitudes no sentido de garantir maior segurança aos participantes vêm sendo tomadas desde 2009, quando a Polícia Rodoviária Federal denunciou ao Ministério Público alguns problemas que ocorreram durante a cavalgada daquele ano. “A partir daí, passamos a ter uma preocupação maior com o evento”, revela.
Sabino explicou que no ano seguinte já aconteceu a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, junto ao Ministério Público do Estado, exatamente sobre a questão da segurança na maior cavalgada que abre uma das maiores feiras agropecuárias do Maranhão. O presidente aproveitou para destacar a participação de forças como a Polícia Militar, PRF, Setran, entre outros que têm contribuído com a garantia da realização da festa.
Ainda na área da segurança do evento, Sabino destacou os cuidados que devem ser tomados pelos participantes com o consumo exagerado de bebida alcoólica. Segundo o presidente do Sinrural, em anos anteriores um grupo de produtores rurais costumava instalar stands para fornecer bebida aos cavaleiros e amazonas ainda na área de concentração. “Mas isso já foi retirado”, destaca, afirmando que o consumo de bebida “é um direito individual de cada cidadão”, mas devem ser evitados os excessos, “como em tudo na vida”, alerta.
Sobre a interdição da BR-010 durante a passagem da cavalgada, Sabino informou que a pista central será interditada no menor tempo possível. “Pactuamos em duas horas, 12h às 14h”, assim as carroças devem retornar logo que chegarem na ponte sobre o Riacho Cacau. “Com isso, poderemos reduzir o tempo de interdição da pista”, explica, informando que existe possibilidade do tempo de interdição ser ainda menor.
A 22ª cavalgada acontece no dia 06 de julho com o início previsto para as 9h, com tempo de tolerância de até 60 minutos. Para o evento são esperadas cerca 600 carroças, além dos milhares de cavaleiros e amazonas, de Imperatriz e outros município da região.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14737
Comentários