A partir desta segunda-feira (01) estarão abertas as inscrições para a competição de julgamento de animais que acontece todos os anos durante a programação da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL). As inscrições seguem até o dia 08 de julho.
O desfile para o julgamento dos animais acontece entre os dias 10 e 12. No ano passado, cerca de 90 animais estiveram na disputa. A expectativa da diretoria do Sinrural é que este ano se apresente um número maior.
As inscrições são feitas na sede no Sinrural, localizada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, na BR-010. Podem participar da competição os criadores e proprietários de animais das raças zebuínas Nelore e Tabapuã.
De acordo com o diretor do Sinrural e responsável pelo julgamento, Cosme Otoni, Nelore e Tabapuã são duas raças bovinas especiais para produzir carne. A competição se dá então pela comparação entre os animais.
“O julgamento é um processo comparativo entre animais do mesmo sexo, de uma mesma raça e com a idade bem aproximada um do outro. São animais a partir dos 8 meses de idade até os 32 meses”, explica.
No ato da inscrição deve ser apresentado o documento expedido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) que comprova a regularização do animal e a quantia de R$ 50 por cabeça.
Julgamento - No dia 09 de julho todos os animais que foram inscritos serão pesados e divididos em cinco categorias, subdivididos entre macho e fêmea. As categorias são: Junior menor/ Novilha menor; Junior maior/ Novilha maior; Vaca jovem/ Touro jovem; Touro sênior/ Vaca adulta; e Bezerro/Bezerra.
Cada animal terá um tempo para desfilar diante da comissão julgadora, que é formada por técnicos ABCZ. Serão escolhidos o 1º e 2º lugar de cada categoria. Os animais vencedores, com exceção dos bezerros, competem entre si no final, sendo assim selecionado o melhor animal.
“O desejável é que o animal tenha uma boa caracterização dentro da raça da qual ela pertence, seja um bom ganhador de peso e tenha uma boa formação corpórea”, explica o diretor Cosme Otoni.
O prêmio será um troféu e o prestígio diante de todos os demais criadores de animais. Caso aconteça empate, o critério a ser levado em consideração é o peso do animal, além de características raciais do animal, como pelo e musculatura. (Assessoria SINRURAL - Imperatriz)
Comentários