Domingos Cezar
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) deve reunir-se extraordinariamente, na próxima semana, para alavancar o projeto “Cidade Limpa – Sua atitude faz a diferença!”, apresentado recentemente para seus membros, mas ainda não colocado em prática em forma de divulgação na mídia local, visando alcançar a comunidade.
O projeto, de acordo com a bióloga Ivanice Cândido, presidente do Conselho, tem vários objetivos, entre estes corroborar com o processo de educação ambiental na mitigação do entupimento de esgotos, transformar a escola em um posto de entrega voluntária, sensibilizar e conscientizar alunos, educadores, pais e comunidade da necessidade de manter a cidade limpa.
Ivanice Cândido explica, ainda, que o projeto chama a atenção de toda a comunidade para os problemas ambientais da atualidade, como também tem a finalidade de estimular a compreensão sobre cidadania, incentivar novos hábitos através de palestras ecologicamente corretas e estimular a coleta seletiva dos resíduos sólidos.
Trabalhar a educação ambiental, com ampla participação popular, é outro objetivo do projeto, que busca, com essa ação, transformar conceitos e hábitos culturais das pessoas em relação à maneira como o lixo é jogado nos lugares públicos. Visa, ainda, a conscientização dos motoristas que transportam areia, barro, seixo e entulho de construção para que não sujem as ruas e avenidas.
O projeto orienta as pessoas a não jogar lixo e animais mortos em vias públicas e nos riachos, a separar o lixo seco dos úmidos, a colocar nas lixeiras das ruas somente nos dias de coleta e a reciclar ou enviar para reciclagem doando seus materiais para uma cooperativa de catadores de resíduos.
Cidade limpa
Não obstante a esse projeto que o Conselho vai divulgar através da imprensa, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) vem continuando rotineiramente com seus trabalhos de manter ruas, avenidas, praças, canteiros e margens da rodovia completamente limpos.
O titular da Sinfra, engenheiro Roberto Alencar, garante que, logo após as primeiras chuvas, vai dar início à limpeza dos riachos que cortam a cidade com a finalidade de mantê-los limpos para dar vazão às águas das chuvas, evitando que as enchentes transbordem os riachos e alaguem as residências próximas às margens dos riachos.
O secretário observa que o projeto do Commam será bem recebido, uma vez que ele trata da conscientização das pessoas para que não joguem lixo em locais impróprios. “Enquanto isso, a Sinfra continua seu trabalho de limpar os locais onde as pessoas jogaram lixo, pois é esta nossa obrigação”, conclui.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14544
Sinfra vem mantendo cidade limpa
Projeto do Commam visa conscientizar as pessoas a não jogar lixo na rua
Comentários