Domingos Cezar
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) vem mantendo várias equipes nas ruas, avenidas e na rodovia BR-010, as quais executam a tarefa de retirada de areia das margens dos meios-fios. O trabalho vem sendo acompanhando por membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), como informa a presidente Ivanice Cândido de Almeida.
A necessidade de realizar esse trabalho, segundo o engenheiro Roberto Alencar, titular da Sinfra, ocorre em função da grande quantidade de areia que é derramada quando o material é transportado dos depósitos situados nas margens do rio Tocantins até os depósitos de materiais de construção ou mesmo nas obras diversas.
Essa problemática a qual Roberto Alencar se refere já foi assunto em pauta na Câmara Municipal quando o vereador Raimundo Roma (PSL) denunciou que alguns “caçambeiros” transportam areia sem a devida cobertura, fazendo com que parte dela derrame nas ruas causando transtornos para os moradores.
De acordo com a bióloga Ivanice Cândido, essa irregularidade também já foi denunciada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. “Nós recomendamos que as empresas proprietárias de caminhões transportadores de areia, seixo e barro, bem como os carroceiros, que o façam com a cobertura de lonas evitando que esses materiais derramem no meio da rua”, afirma Ivanice.
Ela informa que, infelizmente, muitos deles não vêm cumprindo a legislação, causando transtornos aos moradores por onde eles passam. A presidente do Commam elogiou o trabalho que a Secretaria Municipal de Infraestrutura vem realizando, mas ressaltou que as equipes que realizam o trabalho de limpeza poderiam ser direcionadas para outro campo se todos os caçambeiros utilizassem lonas nas carrocerias dos caminhões.
Ivanice Cândido garantiu, entretanto, que esteve pessoalmente com o secretário municipal de Trânsito e Transporte (Setran) e este a prometeu que vai fiscalizar com mais rigor a questão do transporte de materiais de construção, especialmente de areia. “O projeto Cidade Limpa vem trazer uma melhor consciência para os caçambeiros e para a comunidade no sentido de recolher o lixo em locais adequados”, concluiu. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14563
Sinfra retira areia das ruas e rodovia
O trabalho vem sendo acompanhado por membros do Conselho do Meio Ambiente
Comentários