Luis Salani, diretor executivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente

Domingos Cezar

Mal começou o ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) vem mantendo várias equipes nas ruas, avenidas e na rodovia BR-010 executando a tarefa de retirada de areia das margens dos meios fios.
A necessidade de realizar esse trabalho, segundo o engenheiro Roberto Alencar, titular da Sinfra, ocorre em função da grande quantidade de areia derramada que se armazena às margens da rodovia quando o material é transportado do rio Tocantins até os depósitos de materiais de construção ou mesmo nas obras diversas.
Essa problemática, de acordo com o engenheiro Luis Salani, diretor executivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), caminha para um desfecho positivo. Isso porque a maioria dos transportadores de areia já colocaram lonas nas carrocerias dos caminhões, o que impede o derramamento da areia.
De acordo com Luis Salani, “nós orientamos que as empresas proprietárias de caminhões transportadores de areia, seixo e barro, bem como os carroceiros, que o façam com a cobertura de lonas para evitar que esses materiais derramassem pelas ruas”.
O diretor informa que, infelizmente, alguns deles não vêm cumprindo a legislação, causando transtornos aos moradores por onde eles passam. Luis Salani elogiou o trabalho que a Secretaria Municipal de Infraestrutura vem realizando no que diz respeito à limpeza executada, principalmente, nas margens da BR-010.
O diretor-executivo disse de sua expectativa de colocar em prática o projeto “Cidade Limpa”, de autoria do Conselho do Meio Ambiente, o qual foi abraçado pelo engenheiro Roberto Alencar que, na qualidade de secretário da Infraestrutura, colocará em prática o projeto em parceria com o Commam. “Temos certeza que ele agradará a toda a comunidade”, afirmou Salani.