A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), mantém várias frentes de trabalho pelos mais diversos bairros da cidade. Além da pavimentação, obras principais dizem respeito à drenagem nas ruas e avenidas localizadas em áreas de alagamento.
"Estamos aproveitando o período do verão para acelerar essas obras em locais de alagamento para que eles sejam evitados no período chuvoso que se aproxima", diz o engenheiro Roberto Vasconcelos, titular da Sinfra. Ele ressalta, contudo, que as pequenas obras como a operação tapa-buracos permanecem em toda a cidade.
Uma das mais importantes é a obra de drenagem profunda da Rua Bom Futuro, no Centro, que vai resolver o problema histórico de alagamento nas ruas e avenidas que estão na área da antiga Lagoa da Covap: Rua Amazonas, São Domingos, Antonio Miranda, Pará e Maranhão, além da Avenida Dorgival Pinheiro, no centro da cidade.
Por ter sido uma enorme lagoa que aos poucos foi aterrada em face ao crescimento da cidade, toda essa região central da cidade fica completamente inundada após as pesadas chuvas do inverno. O objetivo dessa drenagem profunda é exatamente propiciar a vazão da água, uma vez que as bocas de lobo serão limpas.
Outro importante serviço que está sendo realizado pela Sinfra é a drenagem profunda da Avenida Perimetral, que liga a Rua Dom Pedro II à Avenida Leôncio Pires Dourado, entre os bairros do Bacuri e Parque do Buriti. "A drenagem profunda já foi concluída, o próximo passo será o asfalto e a drenagem superficial com o meio-fio e a sarjeta", ressalta Alencar.
Ainda no Parque do Buriti, a Sinfra concentra serviços de terraplanagem na Rua Dom Pedro II, no trecho que corta o Parque Anhanguera, com o objetivo de proporcionar aos motoristas um tráfego mais ágil e seguro até a confluência da Avenida Luis de França Moreira, na cabeceira da ponte Dom Affonso Gregory. "Outra drenagem já concluída é da da Rua Brasileirinho, na Vila Brasil", completa. (Domingos Cezar/ASCOM)