O coordenador Edjahilson Souza diz que o SINE Municipal já atendeu mais de 33 mil pessoas

Em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que funciona na rua Coriolano Milhomem, anexo ao estádio municipal Frei Epifânio, já prestou mais de 33 mil atendimentos em Imperatriz.
O coordenador do Sine municipal, José Edjahilson Bezerra, conta que o posto de atendimento foi inaugurado em outubro do ano passado, contribuindo para desafogar o atendimento na Gerência Regional do Trabalho em Imperatriz.
“Em média, realizamos uma faixa de três mil e quinhentos atendimentos por mês no posto do Sine municipal. Já encaminhamos para o mercado, pelo menos, 2.721 pessoas, sendo que, desse total, 213 estão empregadas com carteira assinada”, assinala ele, que também destaca que foram atendidos 9.262 trabalhadores com o benefício do seguro-desemprego.
Ele explica, ainda, que existem, atualmente, no “Banco de Emprego” do Sine municipal quase dez mil pessoas cadastradas nas diversas áreas do mercado de trabalho. O objetivo é atender à demanda de empresas que estejam necessitando de profissionais qualificados.
“Esses dados mostram a importância do SINE Municipal para Imperatriz, prestando um serviço de grande relevância social para milhares de trabalhadores de vários municípios da região Tocantina”, frisa ele, que lembra ter sido captadas nesse período 991 vagas de emprego intermediadas pelo Sine municipal.
Edjahilson Souza observa que a falta de qualificação da mão de obra dificulta o acesso de dezenas de pessoas ao mercado de trabalho, fazendo com que trabalhadores de outras cidades ou estados preencham essas vagas que estão sendo oferecidas em Imperatriz. “As grandes empresas não encontram trabalhadores qualificados e acabam trazendo pessoas de outros estados”, lamenta.

Qualificação

O coordenador do SINE Municipal reitera que, preocupado com essa situação, o prefeito Sebastião Madeira solicitou que seja realizado um levantamento em relação aos setores que necessitam de mão de obra qualificada em Imperatriz. “Dessas 991 vagas oferecidas pelo Sine municipal, tivemos um aumento de quadro de 673 vagas, ou seja, novas ofertas de trabalho alocadas em Imperatriz”, disse.
Ele avalia ainda que com a instalação da unidade fabril da Suzano, o aquecimento do setor da construção civil, do setor hoteleiro e a chegada de novas empresas em Imperatriz, a cidade necessita de mão-de-obra qualificada para essas novas vagas que estão surgindo no mercado de trabalho na segunda maior cidade do Maranhão.

Saiba mais

A unidade municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem o objetivo de prestar serviços à comunidade que, atualmente, só são oferecidos no Sine estadual e na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Serviços oferecidos: intermediar as vagas de trabalho com a mão-de-obra disponível no mercado; solicitação do seguro-desemprego e oferecer cursos de qualificação para profissionais.
O Sine está localizado na rua Coriolano Milhomem, em frente à praça Mané Garrincha, e funciona no período da manhã, das 8h às 17h. (Comunicação)