A unidade municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine) começa a funcionar no dia 31 de outubro. O órgão tem o objetivo de prestar serviços à comunidade que, atualmente, só são oferecidos no Sine estadual e na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Com o novo local, a expectativa é que mais pessoas possam ter acesso aos serviços.
O Sine do município irá desempenhar três atividades. A primeira é intermediar as vagas de trabalho com a mão-de-obra disponível no mercado. A segunda é a solicitação do Seguro Desemprego. Por fim, a unidade também deve oferecer cursos de qualificação para profissionais. Antes, será feito um estudo para avaliar de que profissionais o mercado mais precisa no momento. Deste modo, as pessoas serão capacitadas para atuarem em áreas onde haja vagas disponíveis.
O treinamento dos profissionais que vão atuar no Sine será feito por uma equipe do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que chega a Imperatriz no próximo dia 28. A mão-de-obra da unidade será terceirizada e a empresa que irá fornecê-la será escolhida por licitação.
O processo licitatório acontece já na próxima sexta-feira (23) e o edital está disponível no site da Prefeitura de Imperatriz (www.imperatriz.ma.gov.br). Toda a estrutura do local, no entanto, já está montada contando, inclusive, com salas climatizadas. Segundo o coordenador do Sine municipal, Edjailson Sousa, o funcionamento do local no próximo mês está garantido. “O prefeito já nos orientou e determinou que, se tivermos qualquer dificuldade com o pregão [presencial], vamos remanejar funcionário de outros órgãos do município para trabalhar no Sine, até que nós possamos construir o nosso quadro de funcionários, sem onerar o município”, garantiu. O prédio está localizado na rua Coriolano Milhomem, em frente à praça Mané Garrincha.
Compromisso da gestão
Para Sousa, essa determinação em oferecer o serviço mostra o compromisso do prefeito com a implantação do serviço à população. “Isso mostra o compromisso que o prefeito Sebastião Madeira tem com o trabalhador e com a trabalhadora da nossa cidade. O prefeito está preocupado em fazer com que os novos postos de trabalhos abertos na cidade sejam ocupados pelas pessoas da cidade”, frisou Edjailson.
O Sine vai funcionar do período da manhã, das 8h às 13h. A ideia é oferecer uma alternativa no horário de atendimentos aos trabalhadores, já que a unidade estadual do serviço funciona à tarde. (Comunicação)
Comentários