Maria de Lurdes, diretora do Sine
Candidato a vaga

Geovana Carvalho

“Apesar de estar terminando o ano, as empresas continuam pedindo trabalhadores”. A diretora do Sine - Sistema Nacional de Emprego, Maria de Lurdes Silva, diz que é crescente a procura por trabalhadores neste mês de dezembro.
Neste fim de ano, os setores que mais solicitaram trabalhadores ao Sine foram a construção civil e o comércio. Dados da agência mostram que aumentou em 40% a procura por trabalhadores. Segundo Maria de Lurdes, os empregadores que recorrem à agência para buscar profissionais exigem, além de qualificação, experiência. Mas para quem pretende conseguir uma vaga no comércio, um outro fator pode ser determinante para não ser dispensado quando o período de festas passar. Maria de Lurdes diz que pessoas com maior facilidade de comunicação e mais cheias de iniciativas têm grande chance de ingressarem no quadro de funcionários de alguma empresa. Por vezes, mesmo que não tenha experiência, o desempenho junto ao público da empresa pode definir o futuro do ‘trabalhador temporário’. “Uma pessoa extrovertida e comunicativa desempenha-se muito bem no comércio e tem mais chance do que um tímido, e até do que um [candidato] que tenha experiência”, frisa Maria de Lurdes Silva.
De acordo com dados da entidade, até o último dia 14 foram contabilizados 5.510 atendimentos (entre cadastros, entradas no pedido de seguro desemprego e encaminhamentos ao mercado de trabalho). A média diária de atendimentos é de cento e cinquenta pessoas, no entanto, neste mês de dezembro, em alguns dias, chegaram a ser atendidas até trezentas pessoas. A diretora Maria de Lurdes afirma que todos os recém-cadastrados foram encaminhados a postos de trabalho.
Na “fila” para fazer o cadastro no banco de dados do Sine, Deusivan Pereira Marinho diz estar pela segunda vez este ano procurando emprego: “Sou locutor, garçom, estoquista, segurança. Saí do emprego porque não gostei da experiência, estou aqui pela segunda vez e vou me candidatar ao cargo de supervisor de cargas. Já tenho alguns curso de qualificação, informática básica e avançada, vigilante e editoração eletrônica”.
O Sine está funcionando em período integral, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.