As praças sempre estiveram presentes na história das cidades, e em Imperatriz não é diferente. Foi com o objetivo de proporcionar aos cidadãos espaços públicos para lazer, diversão e manifestação da cultura que o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Construção Civil do Oeste do Maranhão (Sinduscon do Oeste) reuniu empresas ligadas ao sindicato para trabalharem, voluntariamente, no projeto arquitetônico de revitalização da Praça da Bíblia.
“Recebemos e concluímos essa missão com êxito ao dar dinamismo e dotar a praça de inúmeras atividades. Montamos uma equipe técnica de engenheiros e arquitetos, juntamente com a engenharia da Secretaria Estadual de Infraestrutura, e doamos o projeto com toda arquitetura, por meio de um projeto em 3D, uma maquete eletrônica. O Sinduscon do Oeste fez a sua parte como órgão patronal e nós que somos engenheiros e membros acreditamos que fizemos nossa parte como cidadãos. Esse é um presente, uma contribuição, uma partilha para todos os que residem na cidade”, explica o presidente do Sinduscon do Oeste, João Neto Franco.
Com uma área de mais de 6 mil metros, a nova versão da Praça da Bíblia contempla importantes mudanças como a instalação de uma concha acústica para a realização de eventos, shows, festivais musicais da cidade, além da instalação de uma academia ao ar livre, pista para caminhada e local padronizado para seis quiosques de lanches que já existem no local.
A praça também contará com infraestrutura adequada para trazer conforto e segurança às pessoas com deficiência, estacionamento de acordo com regras da Associação Nacional de Normas Técnicas (ABNT), play ground e completa arborização. A obra de reforma e recuperação da praça é uma emenda do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), que por meio de enquete em sua rede social permitiu que os moradores pudessem escolher uma entre onze praças públicas da cidade para receber reforma.
“Agradeço a dedicação do Sinduscon na elaboração e doação do projeto que em breve será uma realidade para fortalecer os laços de convivência da população de Imperatriz e toda região”, disse o deputado.
O arquiteto Edson Leonel, que assina a planta juntamente com Elizeu Farias, detalha como foi pensado o projeto de engenharia e arquitetônico da praça. “Encaramos essa missão de dar vida à praça que hoje se encontra em abandono e totalmente deteriorada. E para esse novo momento pensamos numa ambientação moderna e contemporânea para fugirmos dessa característica de uma praça sólida e a tornarmos ‘mais humana’, através de ambiente próprio e vivo, com a presença de mais verde. Além disso, propomos um espaço de inúmeras atividades com local para eventos, lanches e exercícios, a fim de garantir circulação de vida no ambiente e atrair a presença de famílias e crianças”, detalhou o arquiteto.
O projeto contará com apoio financeiro do Governo do Estado e a partir de agora passará por abertura do processo licitatório nos próximos dias. A previsão é que as obras sejam iniciadas dentro de 60 dias.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15554
Sinduscon entrega projeto para revitalização da Praça da Bíblia
A escolha da praça foi feita por meio de enquete nas redes sociais
Comentários