Diretores dos sindicatos de Imperatriz, juntamente com o presidente da FIEMA, Edilson Baldez comemoram os resultados de 2015

Os sindicatos que representam as indústrias de Imperatriz realizaram balanço positivo das ações realizadas para o desenvolvimento e crescimento do setor em 2015. Na região Tocantina, quatro sindicatos atuam na busca de interesse comum para os diversos segmentos da indústria maranhense. Entre eles estão Sindimir (Sindicato das Indústrias de Madeira), Sinduscon do Oeste (Sindicato das Indústrias de Construção de Estradas, Terraplenagem e Obras de Engenharia em geral da região tocantina), Simetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Imperatriz), Sinpancimp (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Imperatriz) e Sicam (Sindicato das Indústrias de Carvão Vegetal do Estado do Maranhão).

Durante todo o ano, aconteceram reuniões mensais das câmaras temáticas criadas para discutir e buscar melhorias nas áreas de infraestrutura, meio ambiente, relações de trabalho, política econômica e legislativa, com foco no desenvolvimento urbano e industrial de Imperatriz e do Estado. Nesse período, foram iniciadas discussões sobre assuntos relevantes, como o Plano Diretor, onde os representantes sindicais estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, e encabeçaram reuniões com o prefeito e representantes do governo do Estado para alavancar as diretrizes do Plano na cidade. 
Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, esse foi um ano produtivo. "A Federação vem trabalhando fortemente em Imperatriz, mostrando a força da indústria da região tocantina e do Maranhão para o Brasil e para o mundo. Estamos empenhados em continuar esse trabalho em prol do desenvolvimento industrial e econômico do Estado e para isso contamos com as ações integradas do Sistema FIEMA por meio do SESI, SENAI, IEL e da própria Federação."
Os representantes dos sindicatos participaram ainda de feiras realizadas em São Luís, como a Expo Indústria e a Feira do Empreendedor. E também marcaram presença no ENAI (Encontro Nacional das Indústrias), que acontece todos os anos em Brasília, e reúnem líderes empresariais, personalidades políticas, entidades de representação da indústria de todos os segmentos e estados brasileiros. Cursos, palestras e encontros estiveram na grade de programação dos sindicatos.
Por meio do SESI, SENAI e IEL (Instituto Euvaldo Lodi), as instituições que integram o Sistema FIEMA foram desenvolvidas diversas ações para a formação e qualificação profissional, atendimentos de saúde, além de estágios, cursos e palestras voltadas para a comunidade e filiados dos sindicatos.
"Sem dúvidas, esse ano foi bem produtivo. Participamos e fizemos uma série de ações que visaram beneficiar não somente os filiados aos sindicatos, mas a população como um todo. Porém, entendemos que as empresas isoladas não têm força suficiente para defender os seus interesses, por isso a importância de fortalecer a representatividade e a defesa dos interesses do setor. A parceria estabelecida por meio da FIEMA e das casas ligadas à Federação são de grande relevância para o crescimento dos sindicatos e consequentemente das indústrias Imperatrizenses", garante o 1º vice-presidente da FIEMA, Francisco Sales de Alencar.
Foram firmadas ainda parcerias com órgãos ligados à classe empresarial, bem como representantes das esferas estadual, federal e municipal com o intuito de trazer soluções para entraves ou necessidades do setor, no sentido de proporcionar a melhoria da produtividade e da empregabilidade.

Benefícios para o sindicalizado
" Assessoria jurídica
" Oferta de cursos de qualificação profissional para trabalhadores e empresas;
" Promoção de palestras e workshops sobre temas de interesse da empresa;
" Acesso a serviços ofertados pelo Sistema FIEMA, por meio do SESI e SENAI, nas áreas de saúde, educação e inovações tecnológicas.