Raimundo Primeiro
Esclarecer e tirar dúvidas dos corretores presentes. Este foi o principal objetivo da palestra proferida pelo economista Márcio Norton, diretor da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT (Danos Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), o único, que, em caso de acidente, garante a cobertura de toda a população brasileira em qualquer parte do país. O acontecimento foi uma promoção do Sindicato dos Corretores do Maranhão (Sincor-MA) e contou com a presença do presidente da entidade, Lúcio da Cunha, também diretor da Regional Maranhão da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
A palestra aconteceu na noite de quarta-feira (11), no auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI), no centro comercial da cidade, e reuniu noventa e sete participantes. Norton falou para uma plateia formada por empresários, corretores, representantes de entidades classistas,instituições financeiras, concessionárias de automóveis e motocicletas. Fez parte da programação da edição 2013 da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), que vai ser realizada no Centro de Convenções de Imperatriz (CCI), durante o período de 18 a 21 de setembro, numa iniciativa da Associação Comercial e Industrial.
Norton fez questão de lembrar que a Seguradora Líder é a empresa que administra o DPVAT no Brasil, indenizando por morte ou invalidez permanente e reembolsa despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar, tendo sido criado há 39 anos, ou seja, em 1974, valendo de primeiro de janeiro a 31 de dezembro, pago por proprietário de veículo, integrando a primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Segundo o palestrante, a frota nacional é formada por setenta e cinco milhões de veículos, para uma população que acaba de chegar aos duzentos milhões. Os números, portanto, são significativos, a exemplo do que é pago com acidentes envolvendo, principalmente, motocicletas, com as maiores vítimas sendo os pilotos. O Maranhão é um dos estados que mais pagam indenizações por morte ou invalidez em consequência de acidentes registrados no trânsito em âmbito nacional. Para um automóvel familiar, é cobrada uma taxa anual de R$ 105,01. Já para a motocicleta, R$ 282,01, o que mostra o quanto o quadro é preocupante, merecendo a atenção por parte das autoridades e especialistas no assunto.
Paralelamente à palestra sobre Seguro DPVAT, foi realizada a solenidade de instalação da Delegacia Regional de Imperatriz do Sindicato dos Corretores do Maranhão. Para o cargo de delegado, foi empossado o corretor José Araújo Neto, que há vários anos atua em Imperatriz. "Um divisor de águas, momentos de alegria, de regozijo, pois receberemos suporte no que diz respeito a seguros, todos enfrentamos dificuldades em nossa área", destacou Araújo, após assumir o cargo de dirigente do Sincor-MA em Imperatriz. Revelou que vai haver um encontro nos próximos dias, no Rio de Janeiro, para colocar os assuntos em debate nacional.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14804
Comentários