Hemerson Pinto
“É mais um caso onde a atenção dos condutores deve ser redobrada, pois somente a placa de PARE não é o suficiente para fazer alguns condutores respeitar a preferencial”, diz o condutor Carlos Alves. O motorista de uma caminhonete passa com frequência no cruzamento das ruas Fortunato Bandeira e Sousa Lima, Nova Imperatriz, e afirma que presenciou acidentes graves, como o da noite da última sexta-feira.
A preferência é de quem trafega pela Rua Fortunato Bandeira. Uma placa de PARE determina a parada obrigatória de quem trafega pela Rua Sousa Lima, a poucos metros depois do posto de saúde da Nova Imperatriz. Os avanços de preferencial são tão comuns no local em questão que entre a noite de sexta-feira e a noite de domingo foram registrados dois acidentes graves. Um com danos materiais, onde um carro rodou depois de chocar-se com outro. Cerca de 36 horas antes, outro carro invadiu a preferência e atingiu em cheio um mototaxista que transportava um passageiro.
O condutor da motocicleta bateu com a cabeça em uma coluna de concreto construída no canto de uma calçada para evitar que a residência seja atingida por veículos ou destroços durante acidentes no local. O homem foi levado em estado grave para o Hospital Municipal de Imperatriz. O passageiro sofreu escoriações e suspeita de fratura, mas deu entrada consciente no Socorrão.
Morada antiga do cruzamento, dona Adelaide comentou que os acidentes no local são frequentes e ultimamente têm acontecido com pouca diferença de horas de um para o outro. “As pessoas têm que prestar mais atenção”, recomenda a dona de casa.
Outro morador das proximidades do cruzamento afirmou que a vizinhança pretende enviar um ofício à Secretaria de Trânsito pedindo reforço na sinalização, atualmente composta apenas pela placa de PARE, sendo que a faixa de pedestre está apagada. O ofício também solicitará à Setran redutores de velocidades.
Outro perigo: os avanços de preferencial na Sousa Lima com Fortunato Bandeira oferecem riscos aos estudantes de uma escola da rede pública, com o portão localizado a cerca de 20 metros da esquina. No local, a faixa de pedestre está praticamente invisível.
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