Mais de 3 mil alunos participaram de simulado de avaliação de aprendizado

Durante dois dias, 7 e 8 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação, Semed, aplicou simulado nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Foram 47 escolas da zona urbana e rural, com mais de 3 mil estudantes participando do teste. Aplicado sem o prévio conhecimento do aluno, o objetivo é avaliar os conhecimentos adquiridos durante o ano e preparar para avaliações externas.
Eles tiveram 50 minutos para resolução do caderno de provas, com 30 questões de cada disciplina e 15 minutos para preenchimento do cartão-resposta. As avaliações foram aplicadas pela equipe técnica da Semed e coordenadores pedagógicos das escolas.
Estudante da Escola Santos Dumont, André Luís Silva afirma que ação foi uma surpresa. "Não estávamos esperando, a diretora explicou que era realmente pra ver como estava nosso rendimento. Mas gostei, porque já é um preparatório para fazer seletivos e o simulado ajuda a preparar e treinar gabarito", comenta.
Ações como essa fazem parte do Projeto "Melhor Ensino Maior Ideb", que desde 2017 é desenvolvido pela coordenação do Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, em toda a rede de ensino. São atividades que perpassam desde a formação continuada dos professores, aplicação dos simulados, diagnóstico do resultado e práticas pedagógicas de correção e planejamento de ações de melhoria de resultados para diagnósticos não satisfatórios.
Além disso, trata-se de uma estratégia para melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município, IDEB, obtido através da prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação, MEC, a cada dois anos.
Resultados do simulado serão divulgados aos professores no dia 25 de novembro. "A correção foi realizada pelo próprio aplicador. Estamos na etapa de revisão e tabulação e queremos até dia 25 de novembro fazer devolutiva do resultado diretamente aos professores dos respectivos componentes curriculares e divulgação do gabarito", informou a coordenadora dos anos finais, Maria Elinete Gonçalves. (Sara Ribeiro - Ascom)