A VLI, empresa que controla as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS), realiza durante a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro, uma campanha de conscientização para reforçar dicas de segurança ao longo das linhas férreas. Estão previstas ações em mais de 50 municípios de sete estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão e Goiás) e do Distrito Federal.
Em Imperatriz, foi realizado um simulado de abalroamento ontem (24), às 08 horas, na passagem de nível em Davinópolis, localizada no Km 07. A ação também contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, ICRIM, entre outras entidades.
O objetivo do simulado foi alertar a população sobre a importância de seguir as orientações que garantem uma travessia segura nas passagens de nível. Um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao ver a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar.
O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o motorista que não para antes de transpor a linha férrea comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212).
Durante a Semana, a VLI também promoverá blitze educativas nas passagens de nível ao longo do trecho da Ferrovia Norte Sul distribuindo material informativo. Todas as iniciativas chamam a atenção da população para dicas que ajudam a manter uma convivência harmoniosa entre comunidades e ferrovia, como não andar, nem estacionar o carro próximo à linha do trem, e evitar jogar lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos. Durante as ações, funcionários da empresa destacam, por exemplo, a importância dos dizeres “Pare, Olhe, Escute”, presentes nas placas instaladas em travessias, ressaltando os cuidados a serem adotados pela população.
A VLI realiza campanhas de conscientização durante todo o ano em cidades por onde passam a FCA e a FNS. Além disso, são feitos investimentos constantes em medidas que visam reforçar a segurança ao longo das vias, como instalação de sinalização e de mecanismos que emitem indicações sonoras e luminosas quando o trem se aproxima. Ainda é importante destacar que os maquinistas são treinados para acionarem buzinas e faróis com o intuito de alertar motoristas e pedestres da aproximação do trem.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.