Alunos encenam a peça teatral O Auto da Compadecida...
...Para uma plateia de alunos, professores e convidados

Domingos Cezar

Alunos do Complexo Educacional Dom Bosco realizaram com muito sucesso, na manhã do último sábado (25), um simpósio literário que teve como objetivo principal estimular a leitura dos alunos das últimas séries do ensino médio, preparando-os para o vestibular.
As obras indicadas pela coordenação foram O mulato, de Aluísio de Azevedo; Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo, e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Todos esses escritores foram vividos por três alunos, os quais em entrevista falaram de suas respectivas obras.
Porém, o simpósio abrangeu a história do Brasil abordada por vários palestrantes, os quais discorreram sobre alguns temas, entre estes o Apogeu das Teorias Científicas, A questão da Escravidão, o Movimento Abolicionista liderado por Joaquim Nabuco e José do Patrocínio.
A aluna Larissa Mariana Silva discorreu com bastante eloquência sobre os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Ela falou ainda sobre o coronelismo e o cangaço do Nordeste brasileiro, destacando a obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Entretanto, o que mais atraiu atenção de alunos, professores e convidados foi a encenação da peça teatral Morte e Vida Severina e O Auto da Compadecida. Atores e atrizes ficaram entusiasmados pelas pessoas presentes ao simpósio.
Participaram do evento, como convidados da idealizadora e coordenadora, a estudante Victória Késia da Silva, a psicóloga Sherylani Tatiany da Silva e os acadêmicos Domingos Cezar Ribeiro (secretário), Itaerço Bezerra e Ariston di França, estes representando a Academia Imperatrizense de Letras - AIL.