Professora Priscila Coimbra e a aluna Érica Nicácio

Geovana Carvalho

O curso de Enfermagem da Ufma promove nos dias 05 e 06 de dezembro um simpósio para discutir a reforma psiquiátrica no Brasil.
A reforma, regulamentada e iniciada em 2001, trouxe mudanças no modelo assistencial até então utilizado para tratar de portadores de transtornos mentais. A professora de saúde mental da Ufma, Priscila Coimbra, diz que, antes da reforma, predominava o tratamento feito em hospitais manicomiais. Com a promulgação da lei, os Caps (Centro de Atenção Psicossocial) foram oficializados e respondem por parte do tratamento desses pacientes.
A estudante Érica Nicácio (6º semestre de Enfermagem) fala sobre a escolha da temática: “A intenção dessa abordagem é mostrar as mudanças ocorridas nesses dez anos. Queremos esclarecer a população sobre o fechamento dos hospitais de modelo manicomial. As pessoas entendem que vão fechar e eles irão ficar desamparados, mas não é assim”.
A professora Priscila Coimbra diz ainda que o Simpósio será aberto a toda a sociedade: “Será uma grande discussão a respeito do tema”.