Como parte das atividades do 8º Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, promovido pelo curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da UFMA, foi realizada na quinta-feira (4) uma visita dos participantes do simpósio às dependências da Rádio Poste, do bairro da Caema. A rádio fica localizada nas dependências da Igreja São Sebastião. Cerca de treze alunos participaram da visita que, no primeiro momento, oportunizou a exposição do projeto por meio de slides e, posteriormente, a apresentação do estúdio.
A visita foi acompanhada pela professora da disciplina de Radiojornalismo, Nayane Rodrigues de Brito, que desenvolve junto com seus alunos e estagiários um projeto que leva para a comunidade um programa jornalístico de rádio com uma hora de duração e veiculado todas as quartas-feiras das 17h às 18h. A programação tem um teor jornalístico, abarcando as editorias de saúde, cultura, educação, serviços e utilidades, matérias especiais, além do programa mistureba musical.
- A importância da vivência é proporcionar aos alunos conhecimento sobre essa possibilidade de Jornalismo, além da mídia tradicional. A Rádio Poste, que tem uma função comunitária, abriu essa possibilidade de produzir jornalismo em um espaço que aparentemente é simples, mas necessário. A comunidade do bairro da Caema precisa democratizar sua comunicação, ter um espaço onde eles tenham voz e vez - destaca Nayane.
Os participantes aplicaram junto à comunidade um questionário com o objetivo de avaliarem a receptividade da rádio pelos moradores e ouvirem sugestões. Trinta moradores foram entrevistados. Após a aplicação, os alunos retornaram e discutiram o projeto, cada um opinando sobre a experiência de conversarem e conhecerem melhor a comunidade. O estagiário de Radiojornalismo, Jefferson Sousa, falou sobre a importância da experiência com a rádio poste. “Particularmente é um sonho realizado. Trabalhar em uma rádio comunitária, que por ser comunitária, foge das amarras do sistema que a gente vive, te dá uma liberdade maior de interagir com o público. O projeto trouxe essa visão jornalística de informação como forma de educação”, enfatizou.
A vivência proporcionada aos participantes do Simpósio de Comunicação é uma forma de levar os acadêmicos para a realidade do mercado, de sair da sala de aula da faculdade e de aproximar o estudante da comunidade, conhecendo suas problemáticas e ouvindo o que eles têm a dizer, é o que afirma o acadêmico de Jornalismo, Celso de Sousa Sá. Ele considera essa vivência muito válida para o seu aprendizado. “Apesar do pouco tempo que a rádio tem, conversando com os moradores percebi que eles acham essa ação muito importante e sugeriram que aconteça mais vezes”, disse.
Saiba mais
A Rádio Poste Caema foi instalada em agosto de 2013, pelo instituto Projeto Educacional Social (PES), cujo todo o aparato é desta instituição. O objetivo da Rádio é contribuir para o discurso plural da comunicação no bairro, promover a gestão coletiva, resgatar a memória da história do bairro, entre outros.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15178
Simpósio de Comunicação da UFMA promove visita guiada à Rádio Poste de Imperatriz
O objetivo é despertar nos futuros jornalistas a consciência, criticidade e relação mais próxima com a comunidade
Comentários