O curso de Jornalismo do Campus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão realiza, entre os dias 3 e 5 de dezembro, o 8º Simpósio de Comunicação da Região Tocantina. A oitava edição traz como tema ‘Jornalismo de possibilidades’, uma referência aos caminhos que se abrem com as mudanças na matriz de produção e difusão da informação. O evento é uma oportunidade para debates, palestras e minicursos relacionados às práticas jornalísticas. As inscrições podem ser realizadas no Centro Acadêmico do Curso de Jornalismo, no Campus Centro, no valor de R$ 10. No dia da abertura do evento, 3, as inscrições custarão R$ 15.
O simpósio é um incentivo ao desenvolvimento da mídia local com profissionais de espírito empreendedor em busca de independência e qualificação que possibilite produzir e distribuir a informação com maior credibilidade. As atividades propostas buscam aguçar a criatividade para o uso de novas práticas pelos futuros jornalistas.
A programação das atividades conta com palestras, mesas, debates com profissionais da mídia local, mostra científica, minicurso, oficinas, atividades culturais e vivência em projetos de comunicação, contemplando os três eixos: o intercâmbio de experiências, a produção jornalística e as pesquisas científicas em comunicação.
A palestra de abertura será ministrada pelo representante do Coletivo Mídia Ninja, Paulo Trindade. Ele discutirá a atuação da rede que surgiu em 2013 com o objetivo de produzir e divulgar conteúdos jornalísticos de forma colaborativa, destacando-se na cobertura das manifestações de junho de 2013.
O evento se consolida como um importante espaço de discussões na região tocantina, sendo pioneiro na divulgação científica das pesquisas em comunicação realizadas por acadêmicos desta parte do Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site jornalismo.ufma.br/simposio.