Zeca Tocantins canta com o parceiro Marcos Lucena

A série de nove shows musicais na Arena Multicultural do 10º Salão do Livro de Imperatriz – Salimp, que começou com Neném Bragança e Chico César, encerrou com as apresentações dos poetas cantadores Zeca Tocantins e Marcos Lucena (sábado) e com o paraense Nilson Chaves (domingo). Secretário de Cultura do Estado do Pará, Nilson Chaves falou de sua ligação com Imperatriz e com o parceiro Zeca Tocantins, que sempre o traz a esta cidade.
Em ambas as apresentações, as arquibancadas da arena estavam completamente tomadas de pessoas, principalmente as que apreciam os cantos regionais nordestinos. O show de Zeca e Marcos Lucena foi entremeado com músicas de autoria de Zeca, com poesias caboclas declamadas pela dupla, além dos “causos” que os artistas contavam arrancando riso da plateia, que também cantava as músicas interpretadas pela dupla de cantadores.
Durante o show, que contou com expressiva presença de acadêmicos de Imperatriz e de Grajaú, a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), por intermédio do próprio Zeca e da presidenta Edna Ventura, prestou uma homenagem ao escritor e membro da Academia Piauiense de Letras e da Academia de Letras e Artes de Pastos Bons, o advogado Celso Barros, que completou 90 anos de idade em plena atividade literária e em sua banca de advocacia, em Teresina (PI).
Celso Barros é membro correspondente da Academia Imperatrizense de Letras e foi um dos palestrante, da então Feira do Livro, atendendo convite da AIL. Na ocasião, Zeca destacou o caráter humano do advogado Celso Barros, da honestidade e ética do então deputado federal constituinte do Piauí. Da presidenta Edna Ventura, ele recebeu um kit com livros, camisetas, mochila e sacola, com a marca do Salimp. Celso Barros, emocionado, agradeceu a distinção dos confrades.
Na noite de encerramento (domingo), o cantor paraense Nilson Chaves fez o show de encerramento arrancando aplausos do público que lotou as dependências da Arena Multicultural. Ele cantou seus grandes sucessos, como “Sabor Açaí”, e contou com a participação do público, que cantou com ele. No final, Nilson cantou com seu parceiro musical, o artista imperatrizense Zeca Tocantins, a quem agradeceu pela oportunidade que teve de voltar a Imperatriz. (Domingos Cezar)