Na última quarta-feira, 07, o Imperial Shopping, em comemoração ao Dia do Leitor, promoveu um encontro entre escritores locais na praça de alimentação. Durante o bate-papo, os autores apresentaram as suas obras e falaram sobre a importância da literatura local para a cidade.
Entre os convidados, estava a jornalista e historiadora Nayane Brito, autora da obra “Ondas da Memória: A Pioneira Rádio Imperatriz”, que será publicada ainda este ano. De acordo com ela, esse tipo de evento é fundamental para quem deseja conhecer um pouco mais das obras regionais. “Uma sociedade precisa conhecer a sua história e aqui temos vários livros que retratam a história da cidade. São livros que não podem ficar esquecidos, devem ser conhecidos”, ressalta.
Para o autor e historiador Adalberto Franklin, o encontro é uma forma de impulsionar a divulgação da cultura e mostrar o potencial dos escritores imperatrizenses. “Nós temos cerca de 1500 títulos publicados sobre a história de Imperatriz, é um número expressivo e que significa que temos que divulgar, pois grande parte da cidade não conhece essas obras”, explica. O autor ainda destacou a importância da iniciativa do shopping com a realização do encontro literário. “É um local de muito movimento, podemos mostrar o nosso trabalho. Foi uma surpresa agradável, pois até o momento nenhuma instituição privada manifestou a cultura nesse aspecto”, conta.
Iniciativa - Essa foi a primeira vez que o Imperial Shopping sediou um encontro literário dedicado aos autores regionais. O escritor Tiago Nascimento, autor das obras “Três cores de um amor” e “Rosas, versos e vinhos”, conta que a expectativa é que ações como essa se repitam outras vezes para fortalecer o movimento. “Sem dúvida, é uma ação que só tem a crescer. Acredito que esse evento seja o início de um grande movimento literário”, aponta.
Durante o evento, alguns livros também foram colocadas à disposição do público, como a obra “O Estreito desenvolvimento: Histórias dos Conflitos das Barragens”, do historiador Carlos Leen Santiago, e “Os Atenienses: a invenção do cânone nacional”, obra premiada pela Academia Imperatrizense de Letras, escrita por Ricardo Leão.
Para a gerente de marketing do shopping, Dilmara Tavares, a proposta é, além de estimular a leitura, poder expor ao público uma parte da literatura local. “No Dia do Leitor não haveria melhor presente para os clientes do shopping. É maravilhoso poder incentivar as pessoas com obras que, sem dúvida, merecem ser lidas por todo imperatrizense”, afirma.
(Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15203
Shopping promove encontro entre escritores imperatrizenses
A proposta é incentivar a prática da leitura e divulgar as produções locais para o público
Comentários