No intuito de ajudar quem sonha com o casamento, mas não tem condições financeiras para realizar uma cerimônia, o Imperial Shopping, em parceria com o Fórum de Imperatriz, teve a iniciativa de organizar um casamento comunitário, conforme previsto na Lei 10.406 de janeiro de 2002. Será nesta quinta-feira (8), às 16 horas. A cerimônia é paralela a um evento para as noivas: a Feira das Noivas - 2ª edição - de 8 a 10. O casamento terá 120 casais e na ocasião, duas noivas serão sorteadas e ganharão roupa, maquiagem e penteado.
As inscrições iniciaram no dia 11 de abril e já se encerraram. Dos requisitos necessários, os casais tinham que apresentar renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos federais e já estarem convivendo em união estável. A ideia desta cerimônia surgiu do projeto “Justiça nos Bairros”, realizado pelo Fórum Henrique de La Rocque (2ª Vara da Família da Comarca de Imperatriz). O projeto consiste em levar conhecimento à população, além da realização de casamentos comunitários.
“Nós ficamos sabendo das atividades que o poder judiciário vem exercendo na cidade por meio do ‘Justiça nos Bairros’ e decidimos entrar em contato para que eles realizassem o casamento aqui no Imperial Shopping, já que o empreendimento também trabalha com causas sociais por meio do Imperial Social”, informa a gerente de Marketing do Imperial Shopping, Tânia Lemos.
Para o juiz titular Adolfo Pires, este tipo de casamento é inédito, visto que ele irá formalizar a união dos casais. “Há vinte anos como juiz já participei de vários casamentos que ocorreram em praças, igrejas e clubes, mas em shopping é a primeira vez. E acredito que até no Maranhão inteiro seja a primeira vez que ocorre esse tipo de cerimônia. Inclusive, iremos até divulgar no site do TJ (Tribunal de Justiça do Maranhão)”, comenta.
Ainda, o juiz destaca a importância da parceria entre o Fórum e o Imperial Shopping, visando a logística do evento. “Fizemos essa parceria porque eu acredito que será agradável. Para o Judiciário, ficaria mais difícil em relação à estrutura, pois teríamos que providenciar as cadeiras e tendas e, como o shopping se dispôs em disponibilizar a estrutura, entraremos com as leis, os juízes e o cartório, já que o casamento é gratuito”, destaca o juiz. (Edigeny Soares Barros)
Serviço
O quê? Casamento comunitário;
Onde? Na Praça de Eventos do Imperial Shopping: BR-010
Quando? 8 de maio de 2014;
Casais participantes: 120 (duas noivas ganharão roupa, maquiagem e penteado).
Comentários