Sinalização na Avenida Getúlio Vargas em trecho revitalizado

Preocupado com o enorme fluxo de movimento dos milhares de veículos que circulam pela cidade, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), por intermédio de seu titular, o secretário José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar, já está buscando alternativas para melhorar o acesso dos condutores até o centro comercial da cidade. Para o secretário, o problema existe em função da grande quantidade de veículos, mas que ele pode ser resolvido, ou minimizado, com a compreensão e participação dos donos desses veículos.
De acordo com Jota Ribamar, o número de automóveis e motocicletas dobrou nos últimos três anos, o que ocasionou um certo caos no trânsito, o que obrigou o prefeito Sebastião Madeira a autorizar, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), a transformação de algumas ruas em avenidas, alargando-as e pavimentando-as, de forma que elas pudessem dar uma melhor vazão no trânsito, a exemplo das ruas Santa Teresa, na Nona Imperatriz, e Leôncio Pires Dourado, partindo do centro, com passagem pelo Bacuri.
Entretanto, apesar de devidamente sinalizadas, nota-se que muitos condutores de veículos desrespeitam os sinais, tanto verticais quanto horizontais, avançam as preferenciais e terminam por causar acidentes, alguns deles até fatais, com perda de vidas. Para o secretário Cabo Jota Ribamar, esses acidentes não são privilégios apenas de Imperatriz. “Eles acontecem em todo o Brasil, o que deixa claro que o motorista brasileiro, em sua maioria, não respeita a legislação de trânsito”, observa o secretário.
Cabo Jota Ribamar garante que a Setran não tem medido esforços para treinar condutores de veículos de tração animal, de realizar campanhas visando conscientizar os motoristas a respeitarem as leis de trânsito. “Nós temos consciência que trabalhamos com o objetivo único de salvar vidas, patrimônio, razão porque estamos a cada dia implementando ainda mais essas campanhas”, afirmou Cabo Jota Ribamar, acrescentando que nesse período natalino vai aumentar o efetivo de guardas no trânsito do centro comercial.
O secretário afirmou que vem se esforçando com sua equipe para melhorar o trânsito da cidade, mas observou que uma transformação só será possível com a compreensão das pessoas que conduzem seus veículos. Ele orientou que esses condutores, quando se dirigirem ao centro comercial, procurem trafegar e estacionar por ruas e travessas paralelas às avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Souza e Rua Luís Domingues, as mais movimentadas e que cortam o centro comercial de Imperatriz.
Cabo Jota Ribamar orienta também aos proprietários de empresas comerciais do centro que não estacionem nas portas de suas lojas ocupando os espaços que poderiam ser de seus próprios clientes. O secretário lembrou ainda que a Avenida Getúlio Vargas está sendo totalmente revitalizada com obras de parceria da Prefeitura Municipal e Governo do Estado, razão porque a Setran já está sinalizando os trechos recuperados, “pois nosso próximo passo é disciplinar os estacionamentos para automóveis e motocicletas, cada um dentro de seu espaço”, concluiu o secretário. (Comunicação)