Agentes da SETRAN realizaram a interdição das vias que possibilitavam acesso ao local das apresentações

Para garantir a segurança de alunos, professores e espectadores que participaram das atividades da Semana da Pátria, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SETRAN) tem realizado a interdição das vias que dão acesso aos locais das apresentações para evitar quaisquer acidentes. Nessa sexta-feira (4), o polo Bacuri desfilou em frente à Praça da Bíblia, na Rua Leôncio Pires Dourado. Segundo o secretário de Trânsito, José Alves Ribamar, os 16 agentes que estavam no local realizaram o bloqueio das vias que dão acesso à localidade, para garantir segurança a todos os participantes.
Este ano, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está trabalhando o tema “Literatura: Inspiração para o ensino-aprendizagem”. A vendedora de sorvete Marlene Jardim (30) diz que a iniciativa estimula a leitura. “O conhecimento garante mudanças. Esse tema sem dúvidas é um incentivo para muitas crianças”. E acrescenta: “Aqui, além de assistir às apresentações, eu também garanto uma rendinha extra”.
Autores maranhenses foram homenageados pelos alunos, entre eles Gonçalves Dias - um dos marcos da literatura brasileira. Além de outros nomes ícones da nação, com, por exemplo, Guimarães Rosa e Monteiro Lobato. Sobre a proposição temática da Semana da Pátria 2015, o prefeito Sebastião Madeira salientou a relevância da iniciativa, pois, segundo ele, o tema abordado desperta o interesse pela leitura. “Quero parabenizar a toda da equipe da Semed pelo trabalho rico que estão realizando. Realmente, a temática trabalhada durante a Semana da Pátria foi extremamente significativa, sobretudo para promover uma educação de qualidade”.
O secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, afirma que o trabalho realizado envolveu tanto as escolas da zona urbana quanto as da zona rural. “Nosso objetivo é promover conhecimento por intermédio do incentivo à leitura. Paralelo às atividades que antecedem o Dia da Independência do Brasil”.
A apresentação oficial em comemoração ao Dia da Independência do Brasil será nesta segunda-feira em frente à Praça Brasil. Escolas das redes pública e privada farão parte do desfile oficial. Além de entidades civis, militares, população em geral, entre outros. Segundo Ribamar, a SETRAN já articulou todas as medidas que serão adotadas para garantir que todo o trajeto da Avenida Getúlio Vargas, no período das 7 às 12h, esteja livre para as apresentações.
“Durante a Semana da Pátria nós desenvolvemos um trabalho estratégico para garantir a segurança em todos os desfiles. E o mesmo será reforçado para a apresentação oficial no dia 7 de setembro. Nós teremos 40 agentes de trânsito que farão a segurança do evento. Além disso, nós teremos também o apoio da Polícia Militar que os auxiliará no processo de organização”. (Eva Fernandes / ASCOM)