
Um estudo para levantar os pontos necessários para instalação de fiscalização eletrônica em diversos bairros da cidade será realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran). A garantia é do secretário de Trânsito, José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar.
“Nós estamos buscando uma alternativa viável, pois queremos conversar com algumas empresas para elaborar o projeto e, depois, encaminhá-lo para abertura de processo licitatório para implantação dos equipamentos”, disse ele, que não quis prever data devido à burocracia para confecção de projeto, de licitação e a instalação dos equipamentos.
Porém, observa que os controladores eletrônicos de velocidade têm como objetivos principais a educação no trânsito e evitar acidentes em locais potencialmente suscetíveis à sua ocorrência, mediante estudos que demonstrem a efetiva necessidade.
J. Ribamar argumentou ainda que o órgão realiza trabalho de educação no trânsito, cujo planejamento prevê a execução de ações de orientação, fiscalização e de palestras em escolas, empresas, entidades e faculdades.
“Nós ainda temos trabalhado de forma a colocar ruas e avenidas da cidade em sentido único, com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito”, disse.
Passarela – Em relação à sinalização da marginal da BR-010, em frente a um shopping center, o secretário J. Ribamar esclareceu que a competência é do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). “Vou pedir para uma equipe avaliar a situação da passarela, sem entrar no mérito, e, posteriormente, informar ao Dnit e aos órgãos competentes, pois devem ser tomadas providências devido ao risco que expõe as pessoas”, concluiu.
Comentários