A divisão de fluxo de veículos com pintura de faixas contínuas e instalação de tachões refletivos, a 30 metros de distância das faixas de pedestres, começou a ser realizada pelo setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran. Objetivo é reduzir acidentes e melhorar a segurança viária próximo aos cruzamentos de ruas e avenidas de Imperatriz.

A nova sinalização pretende ainda impedir a ultrapassagem indevida próximo às faixas de pedestres, conforme disciplina o artigo 32, do Código de Trânsito Brasileiro - CTB - que observa: "o condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem".
O engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Royal, explica que "a ultrapassagem é o movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem".
De acordo com o secretário de Trânsito, Leandro Braga, motoristas que fazem ultrapassagem em faixa contínua cometem infração de natureza gravíssima, de acordo com o CTB. "Temos implementado esses dispositivos de sinalização para melhor orientação dos motoristas, contribuindo para a segurança dos pedestres", finalizou. (Secom-PMI/Gil Carvalho)