Agentes de trânsito ajudarão na orientação do trânsito durante o período carnavalesco

O secretário municipal de Trânsito e Transportes (Setran), José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar, confirmou ontem à reportagem que durante o período carnavalesco, que começou nesse sábado (6), no circuito da folia, na Praça da Cultura, no Centro, disponibilizará agentes de trânsito que auxiliarão no trabalho de orientação, fiscalização e organização do trânsito.

“O objetivo é garantir a segurança do folião no trânsito durante essas quatro noites de carnaval (sábado, domingo, segunda e terça-feira) em Imperatriz”, disse ele, que também colocará uma viatura na área externa do corredor da folia no sentido de assegurar a ordem, otimizar e descentralizar o trânsito.  
O secretário aproveitou para divulgar algumas dicas aos motoristas no sentido de evitar acidentes de trânsito durante o período de carnaval, devendo evitar principalmente o consumo de álcool, mesmo em quantidade pequena, pois aumenta o risco de acidentes, tanto para condutores como para pedestres.
Jota Ribamar alerta que o consumo de bebida alcoólica provoca a diminuição de funções indispensáveis à segurança ao volante, como a visão e os reflexos, e a capacidade de discernimento, estando em geral associados a outros comportamentos de risco, como excesso de velocidade e a não utilização dos equipamentos de segurança.
“Caso venha ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica, nunca assuma a direção do seu veículo ou de qualquer outra pessoa. Pegue uma carona com um amigo que não tenha bebido ou chame um táxi”, orienta ele, que também solicita aos motoristas a evitar utilizar o carro para chegar ao local das festas, reduzindo os congestionamentos e danos ao automóvel.
O secretário observa ainda que “os motoristas devem estar atentos aos pedestres, devido ao aumento do fluxo de pessoas nas ruas durante o carnaval, onde o risco de atropelamento aumenta”. “As crianças devem estar sempre acompanhadas dos responsáveis e devem ser conduzidas pelo punho, principalmente próximo às ruas e avenidas”, ressalta.
Dicas-trânsito – O motorista deve respeitar [sempre] a velocidade da via e a sinalização; não dirigir se sentir cansaço ou sono; pedestres devem prestar atenção no trânsito e procurar atravessar a rua sempre utilizando as faixas de pedestre; motociclistas não devem deixar de usar os equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete.
“Temos, por reiteradas vezes, solicitado aos motoristas para que não falem ao celular ou envie mensagens nas redes sociais enquanto estiver ao volante”, concluiu. (Gil Carvalho/ASCOM)