A programação da Semana Municipal de Trânsito chega hoje (21) ao seu terceiro dia. O tema da campanha é “No trânsito está em suas mãos evitar o pior”. O lançamento oficial aconteceu na última segunda-feira (19), acompanhando a movimentação nacional, que teve início um dia antes. Na sexta-feira, a Setran realiza a Caminhada pela Paz no Trânsito, com saída na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Todos são convidados a participar do evento.
Além da realidade local, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) também trabalha com o tema “Juntos podemos salvar milhões de vidas”. Este último é o tema da campanha nacional, lançada no último domingo (18).
Hoje a programação tem início às 8h, na Praça de Fátima, onde acontece blitz educativa. Mais tarde, às 15h, a movimentação será na Praça da Cultura, onde a equipe da Setran realiza um Pit Stop. Em ambos os eventos, o objetivo é orientar os motoristas sobre a necessidade dos cuidados no trânsito.
Durante a cerimônia de abertura da Semana de Trânsito, o secretário José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar, destacou o trânsito seguro como um direito de todos. Ele, no entanto, lembrou a responsabilidade de cada um. “O trânsito seguro é um direito de todos mas, para ter um trânsito seguro, precisamos fazer a nossa parte. Hoje, o Ministério das Cidade e o Ministério da Saúde estão empenhados em, nos próximos dez anos, reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em nosso país”, argumentou o secretário.
A Caminhada pela Paz no Trânsito é, além do ponto alto, o marco de encerramento da programação.
Motociclistas - O município e todo o estado do Maranhão têm demonstrado especial preocupação com os acidentes envolvendo motociclistas. Segundo estimativa da Semus, de cada quatro leitos ocupados no hospital da cidade, três estão com pacientes envolvidos em acidentes de moto.
Além disso, a estimativa da Setran é de que 85% dos acidentes ocorridos na cidade de Imperatriz envolvam, pelo menos, uma motocicleta. Por isso, a conscientização dos motociclistas é um dos principais pontos da Semana de Trânsito. A ideia é conscientizar este público quanto à necessidade do uso do capacete e de evitar manobras perigosas e o excesso de velocidade. Além disso, também há a preocupação em conscientizar os condutores a não pilotarem veículo algum após o consumo de bebida alcoólica.
Em Imperatriz, Semus e Setran trabalham de maneira conjunta, visando a redução do número de acidentes. (Comunicação)