Domingos Cezar
Encerrado o prazo para as inscrições, a Academia Imperatrizense de Letras contabilizou, na reunião da última quinta-feira (3), sete candidatos que disputarão a Cadeira 20 deixada pelo acadêmico Adalberto Franklin, falecido no último 2 de março.
Os candidatos são o advogado e poeta Altair Damasceno, o pedagogo e teólogo Alex Nunes Rocha, as professoras Francisca Feitosa Oliveira e Maria Natividade Silva e os professores Gilberto Freire de Sant'Ana, Ribamar Silva e Evangelista Mota Nascimento.
Ficou acordado pelos acadêmicos presentes à reunião que no próximo dia 17 haverá uma reunião que contará com a participação de todos os candidatos para que eles possam expor seu desejo de ingressar na Academia, porém ficarão cientes da responsabilidade do acadêmico.
Também ficou definido que no dia 24 haverá uma reunião de debate das obras dos candidatos que já estão sendo lidas pelos acadêmicos aptos a votar. Os que não estão dispostos a lerem os livros dos autores/candidatos não terão direito ao voto.
Adalberto Franklin era jornalista, historiador, mas, sobretudo, editor. Foi, na história de Imperatriz, o homem que mais produziu livros, tanto de sua autoria quanto de outros escritores. Também ocupava a Cadeira 21 da Academia de Letras, História e Ecologia, de Pastos Bons.
SALIMP - O presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, informou que o projeto do 15º Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP, continua muito bem conduzido pelas empresas Canal Comunicação e Carvalho Projetos, no que diz respeito à captação de recursos.
O evento literário acontecerá no período de 27 de outubro a 5 de novembro, no Centro de Convenções de Imperatriz. Já garantiram apoio o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Imperatriz. A Academia tem a expectativa de atrair cerca de 150 mil pessoas.
Comentários