Saúde e segurança no trabalho estiveram entre os temas abordados no workshop do Serviço Social da Indústria (SESI/MA) em Imperatriz. Os assuntos trabalhados partiram dos indicadores do questionário aplicado nas empresas para implantação do Modelo de Gestão Sustentável para a Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A iniciativa visa contribuir com empresas industriais, na implantação de práticas de sustentabilidade para o aumento da competitividade, saúde dos colaboradores e gestão. Em Imperatriz, estão sendo atendidas 19 empresas que fazem parte da base sindical nas áreas de construção civil, movelaria, metalmecânica e panificação. O projeto também está em andamento em São Luís, onde estão sendo atendidas 21 empresas.
A coordenadora da ação, Nelma Pinheiro, explica as etapas e objetivos do Modelo de Gestão Sustentável para Competitividade. “Esse é um projeto que tem como objetivo melhorar a competitividade de empresas vinculadas aos sindicatos patronais filiados a FIEMA, onde nós fazemos uma análise da gestão da empresa para que sejam implantados processos de melhoria. Então em um primeiro momento foi feito um diagnóstico com proprietários, trabalhadores e clientes das empresas, e após a apresentação desses resultados surgiu a necessidade de realizarmos esses workshops temáticos, com base nos indicadores menos pontuados, para que as empresas elaborem e coloquem em prática um plano de ação”.
O workshop composto por quatro palestras, trouxe informações na área de saúde e segurança no trabalho, abordando especificamente as principais Normas Regulamentadoras (NRs), saúde pessoal, a alimentação saudável como melhoria da qualidade de vida, necessidade de atividade física e como ela contribui para melhor desempenho dos colaboradores no ambiente de trabalho e ainda sobre as doenças crônicas não transmissíveis.
Para a nutricionista do SESI e uma das palestrantes, Vanessa Carvalho, esse modelo de gestão contribui com soluções significativas e que fazem diferença no ambiente empresarial. “Trazer um pouquinho sobre a questão de alimentação faz com que a gente repense dentro da empresa, no sentido de promover essa saúde por meio de uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas. Conscientizar os gestores para a importância da qualidade de vida a fim de evitar afastamentos, melhorar a produtividade e implantar essa cultura de promoção de qualidade de vida, é fundamental para melhores resultados”.
Nos meses de setembro e outubro, serão realizados ainda mais três workshops com temas voltados para o Meio Ambiente, Remuneração e Benefícios, Missão, Visão e Valores das empresas participantes do projeto.
“Achamos bem interessante e sempre participamos dessas capacitações, treinamentos e programas da FIEMA/SESI, até porque pertencemos ao sindicato da construção civil. Nossa empresa visa bem o lado colaborador, e esse workshop trouxe muitas informações para colocarmos em prática e melhorar a gestão na empresa”, disse a assistente de RH, Francimaria Barros.
A empresária Cintia Miranda, que também esteve presente no workshop, avaliou de forma positiva os temas abordados. “Adorei o workshop porque trouxe muitas informações, inclusive novas e também foi muito divertido. Senti muita vontade de me aprofundar mais, principalmente na parte de NRs, e eu pretendo procurar o apoio do SESI que tem essa expertise para trabalharmos isso na empresa e melhorar a questão de sustentabilidade e competitividade”.
Comentários