Os impactos ambientais variam muito nos diferentes setores econômicos. Com foco na prática da sustentabilidade como elemento estratégico para novas soluções ecológicas e para a execução de processos produtivos que sejam menos agressivos ao meio ambiente, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA), uma das entidades do Sistema FIEMA, realiza nesta quarta-feira (12), o Seminário Sustentável para a Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), em Imperatriz. A ação, que acontece às 18h, no El Shaddai Eventos, é aberta a gestores e empresários. As inscrições e o credenciamento podem ser feitos no local.
O objetivo do seminário é mostrar os benefícios de fazer da sustentabilidade um elemento estratégico para o negócio, tais como redução de custos e geração de valor, assim como os diferenciais das empresas que inserem o tema no core business e o trabalham de forma transversal à gestão, com planejamento e de maneira sistematizada.
A programação contará com a palestra "Sustentabilidade para a competitividade das MPEs maranhenses", com o professor do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, Cláudio Boechat e a palestra "A Sustentabilidade como ferramenta estratégica empresarial", com a coordenadora de Promoção à Saúde do SESI-MA, Rita Samara Farah de Moraes Rego.
"O papel do SESI, por meio desse seminário, é auxiliar as empresas, especialmente as micro, pequenas e médias, a encontrarem alternativas para a crise a partir de princípios da sustentabilidade, tais como ética, inovação, diversidade, eficiência, performance e respeito ao meio ambiente", avalia a superintendente do SESI-MA, Roseli Ramos.