O grupo de estudantes Roldão, Maria Gabriella e Rennan, do Colégio SESI ensino médio – EBEP (Educação Básica e Educação Profissional), orientados pelos professores de Química, Roberto Perez, e de Biologia, Givaldo Soares, preocupados com o desperdício de resíduos de alimento com alto valor nutritivo, desenvolveu o projeto Adubo Orgânico Alternativo com Base nos Insumos do Açaí (Euterpe oleracea). O açaí é uma fruta rica em ferro e em diversos nutrientes essenciais à nossa saúde e alimentação, sendo muito comum por todo o bioma amazônico e bastante consumido na região. Através de pesquisas realizadas sobre a fruta, constatou-se que os seus insumos, uma vez extraída a poupa, têm como destino final o lixo, mas que podem ser reaproveitados em benefício da população, principalmente de baixa renda, em especial a rural. A partir daí, foi desenvolvido um adubo rico em nutrientes. As análises químicas realizadas pelos alunos de determinação de teor de ferro (Fe) evidenciou que o adubo orgânico do açaí apresenta um maior índice deste nutriente do que o adubo convencional que, portanto, é muito relevante para o crescimento e desenvolvimento das hortaliças selecionadas para esta pesquisa.
Procurou-se, através desta pesquisa, a aplicação e o reaproveitamento dos insumos do açaí em uma atividade produtiva de geração de renda, a agricultura familiar, proporcionado assim alimentos com alto valor nutritivo à população. Por conta deste tema inovador, o projeto foi selecionado para participar da MOSTRATEC em Novo Hamburgo-RS.
A MOSTRATEC - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia vem ocorrendo em caráter internacional, projetando-se como um dos principais eventos educacionais do país. Trata-se de um evento anual da Fundação Liberato, que destina-se à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países, principalmente da América Latina.