A solenidade reuniu diretores da FIEMA, gerentes das unidades, familiares e formandos

Jovens imperatrizenses celebraram, na noite da quarta-feira (05), a conclusão do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional em solenidade de formatura realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), entidades do Sistema FIEMA. Os alunos devem receber, no início do ano que vem, o certificado de conclusão do curso de eletromecânica.

Maria Clara (18), uma das formandas, destaca a importância de aliar os estudos a um curso profissionalizante. “Eu iniciei no SESI desde o ensino fundamental e quando cheguei no ensino médio vi que é muito interessante termos uma base profissionalizante que nos habilite para o mercado de trabalho, mesmo que tenhamos planos para cursar uma faculdade”.
A coordenadora de Educação do SESI, Vanda Marli Santos, explica que as escolas do Sesi preparam os estudantes com foco no futuro. “Nossa metodologia educacional permite que o aluno vislumbre as oportunidades ao prepará-los tanto para concorrer vagas em universidades, quanto serem inseridos no mercado de trabalho”.
Estiveram presentes na solenidade, o diretor da FIEMA e conselheiro do SESI, Joanas Alves, o diretor da FIEMA e conselheiro do SENAI, Luís Lima, a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar, o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches e a coordenadora de educação do SESI, Vanda Marli Santos, representando o diretor regional do SENAI e superintendente regional do SESI, Marco Moura.
Matrículas e gratuidade - Na Educação Básica Articulada e Ensino Profissional (EBEP), o aluno sai com dois certificados: o do ensino médio e o da educação profissional.
Existem vagas de gratuidade disponíveis nas escolas de São Luís e Imperatriz para estudantes de baixa renda comprovada. São ao todo, 89 vagas. Sendo, 18 vagas para o 1º ano e 20 vagas para o 2º ano em Imperatriz. Mais informações podem ser obtidas no edital dos seletivos disponíveis no site do SESI Maranhão.