O Departamento Estadual de Atenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS, em conjunto com técnicos da Atenção Básica, realiza, até esta sexta-feira (26), no salão de eventos do Holiday In Hotel, em São Luís, a primeira reunião com coordenadores municipais de combate DSTs e AIDS e multiplicadores em teste rápido com HIV, sífilis e hepatites Virais. O encontro tem como objetivo fazer com que as equipes atuem em conjunto na realização do teste rápido e aconselhamento feitos pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
De acordo com a chefe do Departamento de Atenção às DST/AIDS, Osvaldina Silva Mota, profissionais da área vão alinhar o discurso quanto à forma de trabalho para aplicarem o teste rápido. “Precisamos debater as dificuldades das equipes, suas realidades nos municípios, para, de comum acordo, encontrar soluções, nivelar e unificar linguagem e metodologia para que a atenção primária, por meio dos profissionais da ESF, possam ser um suporte a mais nesta luta contra as doenças”, disse.
Segundo a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Família (SES-MA), Silvia Amorim, a reunião é o momento de pré-organização de oficinas regionais que deverão acontecer até o fim do ano com o intuito de capacitar 900 profissionais em 11 regionais de saúde. “Do cronograma preparado para a realização das oficinas, três regionais (Pinheiro, Codó, Imperatriz), já receberam o treinamento por parte dos multiplicadores”, destaca Silvia Amorim.
Participam do encontro representantes dos polos de Imperatriz, Bacabal, Pedreiras, Timon, Presidente Dutra, Itapecuru-Mirim, Rosário, Codó, Caxias e Açailândia e o município de Bom Jesus das Selvas, que também tem multiplicadores.  “Na reunião eles podem ver a organização o desenvolvimento de oficinas visando difundir a importância, a técnica e a eficácia de nova metodologia na aplicação do teste rápido para HIV-AIDS, Sífilis, e Hepatites Virais”, explicou Silvia Amorim.