São Luís - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lança neste sábado (16), às 8h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Vinhais, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite. Este ano, a campanha tem como slogan: “Leve seu super-herói menor de cinco anos ao posto de vacinação. E não esqueça a caderneta!”. No Maranhão, a meta é vacinar 640.579 crianças até o encerramento da campanha, prevista para acontecer no dia 6 de julho.
O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, disse que o objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal do meio ambiente. “Todas as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), deverão ser vacinadas com a vacina oral poliomielite independentemente de tê-la recebido anteriormente”, explicou.
A meta é vacinar pelo menos 95% da população menor de cinco anos, que no Brasil é um total de 14.148.182 crianças. Neste sábado (16), Dia Nacional de Mobilização, a vacina será administrada em postos instalados em locais de grande concentração de pessoas e postos volantes em todo o Maranhão. Serão 1.794 postos de vacinação, 8.406 pessoas envolvidas e 779 veículos utilizados na campanha.
A vacinação é indiscriminada, sendo que as doses administradas em crianças menores de 2 meses não deverão ser consideradas como doses válidas, devendo o responsável ser orientado a retornar ao serviço de saúde, para iniciar o esquema. A vacina confere proteção contra os três sorotipos do poliovirus I, II e III, e sua eficácia é em torno de 90% a 95% com a administração de uma dose.
Alberto Carneiro explicou que a administração é oral, sendo bem aceita pela população e possibilita a imunização dos contatos das pessoas vacinadas, em razão da disseminação do poliovirus no ambiente, viabilizando a eliminação da doença causada pelo poliovirus selvagem.