Cintia Sampaio fala sobre as redes de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando reunião técnica sobre o SUS e a gestão das redes de saúde. O evento teve início nessa terça-feira (25), no American Flat, em São Luís, e reúne um grande número de gestores, técnicos da secretaria, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), profissionais da área da saúde e apoiadores do Ministério da Saúde (MS).
O encontro será encerrado na quinta-feira (27), com a presença do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior. Na abertura do evento, o subsecretario de Estado da Saúde, José Márcio Leite, reiterou a importância do momento que envolve acima de tudo, a elaboração do Plano Estadual de Saúde para o quadriênio 2012-2015, que começou a ser formulado na última quarta-feira (19).
“É preciso que se discutam agora as diretrizes de implantação das redes, e que se apresentem as mesmas para que sejam integradas na formulação do novo plano, atendendo inclusive as exigências de decreto de lei 7.508, que regulamentou a lei nº 8080, reorganizando o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou José Márcio.
Para a coordenadora do Departamento de Articulação das Redes de Atenção a Saúde (MS), Cintia Sampaio Cristo, que chefia o grupo de oito apoiadores que participam dos trabalhos técnicos, expondo as temáticas a serem debatidas, estão sendo discutidas as ações e a integração para desenvolvimento das ações de saúde como um todo.
“Estamos trabalhando para pactuar as relações dos entes envolvidos (federação, estado e municípios), construindo um plano de ação das redes, de modo a definir como este plano será operacionalizado para atender demandas e melhorar o atendimento desde a ponta até a saída deste usuário ao final do seu tratamento”, explicou.