Mais de R$ 408 milhões foram injetados na economia maranhense na semana da Páscoa. Os valores ajudaram a aquecer diversos setores da economia, são referentes a antecipação de pagamento dos 110 mil Servidores Públicos Estaduais ativos e inativos do Estado. A antecipação foi determinada pelo governador Flávio Dino, medida que vem sendo tomada sempre que há disponibilidade financeira.
Para os servidores as antecipações salariais, principalmente na véspera de grandes feriados - como foi o caso das festas de Fim de Ano e da Páscoa - são importantes para o planejamento de quem deseja viajar e organizar as celebrações com a família. A servidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Lays Barros, reconhece a sensibilidade de gestão do Governo. "Vejo que sempre que o governador Flávio Dino tem a oportunidade, ele antecipa o pagamento. Para mim é ótimo porque ajuda a organizar melhor as contas", observa.
A titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), Cynthia Mota Lima, explica o trabalho da secretaria para proporcionar eventuais antecipações. "Apesar da queda constante do Fundo de Participação do Estado (FPE), desaceleração da economia, que vem levando vários Estados a parcelar o pagamento do funcionalismo público, estamos fazendo um esforço no provisionamento da folha dos servidores mensalmente e a arrecadação do ICMS tem sido um grande aliado nessa difícil missão. A redução dos contratos também tem nos ajudado a cumprir tal determinação", disse.
A antecipação salarial faz parte da política de valorização do Servidor Público, implantada pelo Governo do Maranhão e já garantiu aumentos de remuneração, implantação da maior parcela de cargos, carreiras e vencimentos, além da concessão de promoções e progressões funcionais, com investimentos que somaram R$ 500 milhões em 2015, recursos que aqueceram a economia, gerando empregos em outros setores produtivos.
Para o Assistente de Trânsito, Werberth Pereira Furtado, mesmo que o planejamento financeiro pessoal leve em consideração a data fixada pelo calendário oficial de pagamento, a antecipação é importante porque dá tranquilidade e mostra o interesse do governo em relação aos servidores. "A antecipação salarial é importante porque nos dá mais tranquilidade e mais segurança", diz.
De acordo com a secretária da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, desde o ano passado, o calendário de pagamento dos servidores vem considerando os dois primeiros dias úteis, do mês subsequente ao trabalhado, como referência para pagamento. Porém, as datas foram firmadas como limite. "Desde o início da gestão o governador Flávio Dino determinou que sempre que houvesse a viabilidade financeira para o Estado, o pagamento fosse antecipado. Isto proporciona tranquilidade aos servidores, que estão mês após mês recebendo seus vencimentos antes da data prevista", destacou.
Comentários