Desde a manhã de ontem (10) está na conta de todos os servidores da Prefeitura de Imperatriz o valor referente ao pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep). Para retirar o benefício, o trabalhador deve comparecer à agência do banco em que recebe o seu salário e fazer o saque normalmente.
De acordo com o coordenador de encargos sociais da Prefeitura de Imperatriz, Adonílson Barros, para os trabalhadores que recebem seus salários no Banco do Brasil, o benefício está disponível na conta desde o último dia 1º. O depósito realizado na manhã de ontem foi, apenas, para os trabalhadores que recebem pela Caixa Econômica Federal.
Adonílson explicou, ainda, qual o procedimento para os trabalhadores que não receberem seus benefícios. “Caso não esteja [na conta], ele [servidor] deve vir até o setor que controla a folha de pagamentos da Prefeitura. Nós vamos buscar o motivo do não pagamento e dar as informações para que o servidor possa fazer o saque”, disse.
No caso dos servidores da Prefeitura, o pagamento é feito apenas àqueles que estão cadastrados no Pasep há mais de cinco anos; que não receberam, em média, mais de dois salários mínimos por mês no ano passado; e que trabalharam, pelo menos, 30 dias na Prefeitura em 2011.
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (PASEP) foram criados pelo governo federal em 1970, com o objetivo de promover a integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando melhor distribuição da renda por meio de benefícios como o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego. O PIS é destinado aos que atuam no setor privado e o PASEP aos funcionários e servidores públicos. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14476
Comentários