Iramar ressalta que o município não poderia deixar de prestar o apoio solicitado pelo TRE

Até o final deste ano, todos os eleitores devem realizar o recadastramento biométrico, pois o mesmo já valerá para as eleições de 2016. Em função disso, o Tribunal de Justiça Eleitoral (TRE) solicitou apoio do município para ajudar na ação que visa acelerar a coleta de dados de todo o eleitorado do município. Mediante isso, a Prefeitura disponibilizou 50 servidores. Os mesmos já estão trabalhando para garantir a meta de cumprimento do TRE prevista para dezembro.
De acordo com o secretário municipal de Administração e Modernização, Iramar Cândido, os servidores disponibilizados pela Prefeitura já estão atendendo às demandas do TRE em Imperatriz. Segundo ele, a contrapartida do município vai dinamizar o trabalho que está sendo realizado pelo órgão, sobretudo aumentar o número de atendimento e assim garantir mais rapidez na coleta das informações. “Temos 50 colaboradores ajudando neste processo. É um trabalho de grande relevância para a nossa cidade, pois se trata do exercício da cidadania, de modo que o município não poderia de forma nenhuma se eximir de prestar o apoio solicitado pelo órgão responsável, o TRE”.
O chefe do cartório da 33ª zona eleitoral, José Sousa, ressalta que todos os eleitores têm que comparecer à Justiça Eleitoral para revisar seus dados e as digitais e faciais. “Todos os 165 municípios do Maranhão vão passar por essa revisão obrigatória”. E acrescenta: “Nós estamos numa fase em que o segundo maior colégio eleitoral, no caso Imperatriz, passa por essa revisão obrigatória com inclusão dos dados faciais e biométrico também”.
Saiba mais - O recadastramento está sendo realizado na Unidade Regional de Educação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É necessário apresentar a cópia e original de documento de identidade com foto, comprovante de residência. Para os homens nascidos até 31/12/1995, que irão tirar título pela primeira vez, a apresentação do comprovante original de quitação militar, bem como a cópia do mesmo.
Para os casos de eleitores de outros municípios – que quiserem solicitar transferência dos títulos para Imperatriz – serão exigidos documentos de comprovação de residência na cidade de no mínimo três meses. (Eva Fernandes / ASCOM)