Iniciativa de conscientização do Outubro Rosa atende servidoras municipais

Servidoras das secretarias municipais de Planejamento Urbano, Defesa Civil, Políticas para a Mulher e Meio Ambiente participaram na manhã dessa quarta-feira, 3, de palestra educativa sobre a campanha Outubro Rosa. Com lema "Mulher que se ama, se cuida" e informando as funcionárias sobre autoexame, mamografia, exame preventivo e demais cuidados que podem salvar vidas, a iniciativa foi realizada no Complexo Administrativo, no bairro São Salvador.
"Esta é uma ação de conscientização. Estamos aqui para falar sobre o câncer de mama e do colo do útero. Além das ações voltadas para a sociedade de modo geral, temos tentado priorizar também servidores e servidoras municipais", explicou a enfermeira Lívia Bustamante.
Sobre a relevância da campanha internacional, enfermeira explicou que a cada ano 60 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados e cerca de 10% são de caráter familiar, sendo a idade um fator de risco e a prevalência está nas mulheres com faixa etária entre 40 e 69 anos.
Maiara Nascimento é coordenadora do Setor de Postura na Secretaria de Planejamento Urbano e, participando da palestra, afirmou que esse é um momento de reflexão sobre a importância do cuidado que as mulheres devem ter com sua saúde. "Diariamente estamos em contato com mulheres e precisamos conhecer este tema para poder entender, contribuir e nos ajudar, com a prevenção e diagnóstico precoce".
A programação do Outubro Rosa em Imperatriz iniciou na segunda-feira, 1º, na Praça União com palestra com mastologista, consultas médicas, coleta de preventivo, agendamento de mamografias, distribuição de medicamentos, testes rápidos, atendimento de beleza e massagem foram disponibilizadas à população.

É importante saber!
O exame preventivo do câncer do colo do útero é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, a cada três anos. Já para prevenção do câncer de mama, o Ministério da Saúde divulga que toda mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde, PSF, para realizar o exame clínico de mamas anualmente e entre 40 e 69 anos deve agendar mamografia a cada dois anos, mesmo não sentindo nada. 
(Luana Barros - Ascom)