Domingos Cezar

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Imperatriz dessa terça-feira (19) deixou uma certeza para todas as pessoas que lotaram as galerias daquela Casa de Leis: mais de 70% dos projetos de indicação apresentados pelos vereadores solicitam obras de infraestrutura nos bairros e povoados da zona rural.
O vereador Francisco Rodrigues da Costa, o Chiquin da Diferro, solicitou a pavimentação asfáltica das ruas do povoado São Félix. João Francisco Silva cobra a recuperação da Rua W1, em toda a sua extensão, no bairro Asa Norte. A vereadora Terezinha de Oliveira Santos solicitou a desobstrução e limpeza de um bueiro no cruzamento das ruas Paraíba e Brasil, na Nova Imperatriz.
Por sua vez, o vereador Richard Wagner Silva de Mercedes pede da Sinfra a construção de uma caixa d’água de concreto de 200 mil litros e a ampliação do sistema de distribuição de água, bem como a renovação dos canos na respectiva rede, no povoado Lagoa Verde.
O comunista Carlos Hermes Ferreira da Cruz solicitou o asfaltamento, com canalização para escoamento de água pluvial da Rua Dom Pedro II, no trecho compreendido entre a Rua 16 e a Avenida Luís de França Moreira, no Parque Anhanguera.
O petista Aurélio Gomes da Silva sobrou da Sinfra a construção de uma ponte de concreto sobre o riacho Bacuri, na Rua Vilela, que dá acesso às ruas Tocantins e Henrique Dias, bairro Vila Nova. Por seu turno, o vereador Fidélis Uchoa solicita da Secretaria de Infraestrutura a drenagem e pavimentação asfáltica da Rua Aimorés, no Parque das Estrelas.
Na área de trânsito, o vereador Antonio Fernandes de Oliveira solicita da Setran a mudança de tráfego da Rua do Arame para mão única, da BR-010 sentido Parque Alvorada, enquanto o vereador Enoc Lima Serafim solicita da Secretaria de Saúde (Semus) a construção de uma unidade básica de saúde no Conjunto Vitória.
Por sua vez, o vereador José Carneiro Santos, o Buzuca, apresentou projeto de indicação solicitando do presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Miranda, a realização de uma audiência pública com representantes da empresa VBL para tratar de assuntos concernentes à prestação de serviço do transporte coletivo.
Em contato com o secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), engenheiro Roberto Alencar, ele disse que os vereadores vêm cumprindo seu papel de solicitar obras através dos projetos de indicação. Ele lembra, entretanto, que a prefeitura tem feito o possível para pavimentar, recuperar ruas, pontes, entre outros serviços de infraestrutura.
Alencar observa, contudo, que muitas dessas obras solicitadas estão dentro do planejamento feito pela Sinfra. O secretário garante que há uma determinação do prefeito Sebastião Madeira em realizar obras por toda a cidade. “Entretanto, fica impossível se realizar todas essas obras no período invernoso”.
O titular da Sinfra garante que a prefeitura vai manter durante todo o inverno os serviços de coleta do lixo, de limpeza dos riachos, da operação tapa buracos, da limpeza das ruas e avenidas. “As obras solicitadas estão dentro daquilo que planejamos, portanto vamos atender as que consideramos prioritárias e, consequentemente, mais urgentes”, concluiu Alencar.