Foi dado início ontem (07), pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), às atividades comemorativas ao Dia das Crianças. A primeira ação aconteceu nas instalações do SEST/SENAT - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, ofertando aos usuários um dia de lazer e atividades recreativas com jogos de futebol, vôlei, queimada, caça ao tesouro e acesso às piscinas. Foram contempladas mais de 300 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que frequentam os núcleos do SCFV instalados na zona urbana.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, participou do evento e enfatizou que a proposta do serviço de convivência é "estimular o desenvolvimento da criança e do adolescente de forma saudável, fazendo com que eles vivenciem, de forma correta, cada etapa da infância e adolescência estimulados pelo convívio social com outras crianças, fora das ruas e tendo acesso ao lazer, a diversão e aproveitando para serem crianças".
Segundo a pedagoga Liliane Cunha, responsável pelo projeto pedagógico do serviço de convivência, o objetivo da ação é fortalecer os laços entre os usuários. "Atividades de recreação fazem parte do nosso plano pedagógico, a fim de garantir o convívio entre os usuários dos vários núcleos instalados na cidade, fomentando a interatividade entre crianças e adolescentes da mesma idade e resgatar brincadeiras infantis, como pega-pega, queimada, amarelinha, além de músicas infantis mais adequadas a cada faixa etária", informou Liliane.
Mãe de duas meninas inseridas no SCFV, Leidiane Almeida de Sousa acompanhou as filhas ao passeio e ressaltou que essas atividades fazem muito bem à criançada. "Meus filhos frequentam o polo da Vila Vitória sempre participando das atividades realizadas por lá. Quando tem esses momentos de lazer, faço questão de estar presente, porque sei que é muito importante para eles estar no meio das brincadeiras, se divertindo", relatou.
As comemorações também serão realizadas, durante toda a semana, nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e nas Casas de Acolhimento Institucional. Para essas atividades, internas ou externas, a Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES disponibiliza todo o material para estruturação do evento; mobilização dos participantes com a disponibilidade de 1 Micro-ônibus e 3 Vans; bem como alimentação adequada e envolvimento de toda a equipe multiprofissional e técnica. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Comentários